Anchor Deezer Spotify

Estudo mostra que cães aprendem melhor com elogios e carinho

Estudo mostra que cães aprendem melhor com elogios e carinho

Pesquisa explora como comandos novos são mais eficazes quando acompanhados de reforço positivo

O sucesso na aprendizagem dos cães é significativamente aprimorado quando eles são recompensados não apenas com petiscos, mas também com elogios e carinhos, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), publicado na revista Scientific Reports. O estudo investigou as relações entre emoções, aprendizagem e sono, revelando como esses fatores influenciam o comportamento e o sucesso na aprendizagem dos cães.

Pesquisas anteriores indicam que lembramos melhor de eventos e informações carregadas de emoção. No entanto, esses estudos foram conduzidos principalmente em ambientes laboratoriais controlados, ressaltando a importância de investigar essas questões em situações reais do cotidiano.

Na análise, cada cão passou por duas sessões de treinamento. No estilo “permissivo”, os treinadores utilizavam muitos elogios, carinhos e petiscos, sem repreender os cães. No estilo “controlador”, os cães recebiam apenas petiscos, sem elogios ou carinhos, e eram repreendidos por comportamentos indesejados.

Após as sessões de treinamento, os cães dormiram no laboratório de sono do departamento, e os pesquisadores testaram o sucesso dos cães em aprender as novas palavras de comando antes e depois do sono. O sono foi analisado com exames para estudar a função cerebral relacionada à consolidação da memória.

Os resultados mostraram que o treinamento “controlador” gerou maior estresse nos cães. Eles buscaram mais a proximidade dos donos e dormiram mais após o treinamento, corroborando pesquisas anteriores sobre o papel do sono no processamento de emoções. Curiosamente, o aprendizado foi mais bem-sucedido na primeira sessão, independentemente do estilo de treinamento, possivelmente devido ao fenômeno conhecido de que informações aprendidas primeiro são mais facilmente lembradas.

A Dra. Márta Gácsi, pesquisadora sênior do Grupo de Pesquisa de Etologia Comparativa do HUN-REN-ELTE, destaca que o sono melhorou o desempenho de aprendizagem dos cães em um caso específico: quando o grupo que recebeu inicialmente o treinamento “controlador” esperava o mesmo estilo na segunda sessão, mas foi treinado de forma “permissiva”. Esse efeito combinado de surpresa positiva e sono melhorou o sucesso de aprendizagem.

Os resultados destacam o papel do reforço social (elogios e carícias) no bem-estar e no sucesso do aprendizado dos cães. A ausência de reforço social ou a presença de repreensões pode causar estresse nos cães, especialmente se estiverem sendo treinados por um profissional. Este fator deve ser considerado na escolha dos métodos de ensino.

O estudo não apenas aprofunda a compreensão sobre o aprendizado canino, mas também aproxima o entendimento de alguns processos de aprendizagem em humanos. Fornece informações valiosas para donos e treinadores, reforçando que recompensar animais de estimação com comida, elogios e carinhos tem um impacto positivo no bem-estar e no sucesso do aprendizado.