Anchor Deezer Spotify

Estudo mostra que a poluição do ar pode promover resistência a antibióticos

Estudo mostra que a poluição do ar pode promover resistência a antibióticos

O estudo sobre o qual estamos relatando hoje, conduzido por cientistas da Universidade de Leicester em colaboração com a Universidade de Zhejiang na China , revelou uma possível conexão entre as partículas finas PM 2,5 e a resistência a antibióticos.

Na prática, o estudo destaca um possível papel dessas partículas poluentes no aumento da disseminação de bactérias resistentes a antibióticos. O pó fino PM 2,5, de fato, pode conter esses microorganismos perigosos que são então transportados pelo ar e inalados pelos humanos.

A pesquisa analisou dados de 116 países ao redor do mundo e abrangendo o período de 2000 a 2018. Os dados mostraram que um aumento de 10% na poluição do ar PM 2,5 está associado a 1,1% na resistência a antibióticos.

A resistência aos antibióticos já é reconhecida como uma grande ameaça global à saúde humana , com potencial para ultrapassar as doenças infecciosas como causa de morte até 2050 . Este novo estudo não faz nada além de destacar um outro elemento a ser considerado.