Estudo conclui que dieta vegetariana estrita é saudável para cães e gatos

Estudo conclui que dieta vegetariana estrita é saudável para cães e gatos

Dietas à base de vegetais, desde que balanceadas, são nutricionalmente equivalentes aos produtos com carne e agradáveis ao paladar dos animais

Um estudo realizado na Inglaterra concluiu que a alimentação vegetariana estrita — isso é, livre de ingredientes de origem animal — é tão boa quanto, ou ainda melhor, do que dietas com carne, desde que fossem elaboradas com nutrientes sintéticos adicionais.

Andrew Knight, professor da Universidade de Winchester, realizou o estudo após alertas de que tutores de animais poderiam ser multados em £ 20.000 (cerca de R$ 151 mil) ou condenados a uma sentença de prisão de 51 semanas caso oferecessem dietas inadequadas aos animais. E embora a lei não mencione a alimentação vegetariana, a British Veterinary Association, através de sua presidente Justine Shotton, afirmou que não recomenda que cães sejam alimentados “com uma dieta vegana, pois é muito mais fácil obter o equilíbrio de nutrientes errado do que acertar, levando a um risco de deficiências alimentares e doenças associadas”.

Na ocasião, Shotton afirmou ainda que a dieta vegetariana “só deve ser realizada sob orientação de um veterinário com profundo conhecimento nutricional”.

No entanto, de acordo com o pesquisador, dietas à base de vegetais são nutricionalmente equivalentes aos produtos com carne e agradáveis ao paladar dos animais.

“Cães, gatos e outras espécies têm requisitos de nutrientes, eles não precisam de carne ou qualquer outro ingrediente particular. Eles precisam de um conjunto de nutrientes e, desde que sejam fornecidos a eles em uma dieta que seja suficientemente saborosa para que sejam motivados a comê-lo, e digerível, esperamos vê-los prosperar. E é isso que as evidências parecem indicar”, disse Knight.

“A alegação é que animais em dietas veganas necessariamente ficarão doentes e é de alguma forma cruel mantê-los, é contrário às evidências científicas neste campo e é ignorante”, completou.

Sobre a taurina, proteína da qual os gatos necessitam, Knight afirmou que esse nutriente consta em alimentos altamente processados voltados aos animais e que precisam ser adicionados de volta a alimentos de maneira sintética.

No entanto, segundo o professor, é mais fácil oferecer uma dieta vegetariana aos cães do que aos gatos, já que os cachorros são onívoros.