Estudo afirma que aquecimento global pode piorar o sabor do café

Estudo afirma que aquecimento global pode piorar o sabor do café

O aquecimento global pode afetar a qualidade do café, e para pior, segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Montana e da Tufts, no Estado de Massachusetts.

Eles analisaram dados de 73 estudos preliminares a respeito da qualidade do café e quais fatores podem afetar o produto e chegaram à conclusão de que as mudanças climáticas podem influenciar no sabor da bebida.

Segundo o estudo, a altitude em que os grãos são produzidos (a altura melhora o aroma) e a quantidade de luz solar que os grãos recebem (a luminosidade prejudica as plantações) são os dois fatores que mais influenciam a qualidade do café.

“Examinar as colheitas cultivadas em diferentes altitudes é uma forma de entender a influência da temperatura. Maiores altitudes são mais frias, que resultam grãos com mais sabor e aroma”, explica o artigo publicado no periódico Frontiers in Plant Science.

Já altitudes menores são mais quentes, e o calor prejudica a qualidade desses grãos. “O estudo nos oferece perspectiva do que pode acontecer à qualidade do café se houver um aumento da temperatura por causa das mudanças climáticas”, informa o artigo.