Especialistas dão dicas de hortaliças que vão bem quando plantadas nesses meses de clima mais ameno
Hoje é dia de dizer adeus (ou na verdade um “até breve”) para os dias quentes do verão e recepcionar o outono, estação de temperaturas mais amenas e que tem início neste domingo (20). E, para quem possui horta caseira, este momento de troca de estações é perfeito para se planejar com relação ao que pode ser plantado na sequência para ter bons resultados.
Se você ainda não sabe o que plantar no outono para ter uma hortinha bem cheia, confira abaixo dicas que Casa Vogue reuniu e que foram dadas por duas especialistas no assunto: a engenheira ambiental e paisagista Fernanda Dagrela, e Viviane Moreno, paisagista da Hortelar. Aprenda já!
1. Hora das folhagens
De acordo com Viviane, o clima mais frio que vem com a chegada do outono faz com que o metabolismo das plantas baixe um pouco. Com isso, ocorre uma diminuição na produção de folhas, flores e frutos. “Por isso, nesta época, podemos abastecer a horta de folhosas como alface, almeirão, chicória, couve, mostarda e espinafre”, conta a paisagista.
2. Agrião e rúcula também
Duas hortaliças bastante adoradas pelos brasileiros, o agrião e a rúcula também são ótimos para plantar nessa época, segundo Fernanda. “O agrião vai bem agora principalmente na região Sul do país. Para cultivar, coloque de 3 a 5 sementes por cova com distanciamento de 15 centímetros”, orienta a engenheira.
Já a rúcula é superindicada para o cultivo nos estados da região Sudeste. Ela explica que o plantio pode ser feito por mudas ou por sementes – neste caso, utilize de 0,2 a 0,3 g de sementes com um espaçamento de 15 a 20 centímetros entre as linhas.
3. Aposte nas raízes tuberosas e bulbos
Outra opção bacana para essa época é o cultivo de raízes tuberosas, como beterraba, cenoura e batata doce, segundo Viviane. Vegetais do tipo bulbo, como cebola e alho, também prosperam nesses dias mais frios de outono.
4. Abóboras e morangas
Para quem gosta de abóbora e moranga, a boa notícia é que elas também vão muito bem quando plantadas nesta época – especialmente na região Centro-Oeste, de acordo com Fernanda. “Para cultivar, coloque de 2 a 3 sementes por cova em profundidade de apenas 1 a 4 centímetros”, ensina.
5. Feijão também vai bem
Partindo para a família das leguminosas, o feijão também pode ser a estrela da sua horta caseira nos próximos meses. Para iniciar o cultivo, use 1 semente por cova com profundidade de 3 a 4 centímetros e espaçamento de 5 a 7 centímetros entre as plantas. Fernanda ressalta que essa dica é valida especialmente para os moradores de regiões mais quentes e secas, como o Nordeste.
Quer uma dica final? Na hora de adquirir as sementes de qualquer hortaliça para cultivar na sua hortinha, sempre confira atrás da embalagem os meses mais indicados para a semeadura, de acordo com a região do país. “Algumas hortaliças ainda possuem variedades que vão bem em diferentes estações, como é o caso da cenoura e da alface, por exemplo”, ressalta Viviane.