Anchor Deezer Spotify

Escola do Futuro ganha reforço sustentável com parceria do Instituto Tran$forma

Escola do Futuro ganha reforço sustentável com parceria do Instituto Tran$forma

Projeto inovador do Governo de SP une tecnologia, educação e economia circular

A primeira Escola do Futuro do Estado de São Paulo foi inaugurada em São Roque e representa um novo modelo de ensino público ao integrar tecnologia, inovação e metodologias modernas de aprendizagem. Com investimento de R$ 18 milhões viabilizados pela Desenvolve SP e apoio do governo estadual, o projeto foi concebido para preparar estudantes para os desafios da economia digital, com foco em ensino técnico, espaços colaborativos e infraestrutura de ponta.

Localizada na região central do Distrito de Maylasky e inaugurada pelo prefeito Guto Issa, a unidade possui cerca de 8 mil m² de área construída e capacidade para atender mais de 900 crianças e adolescentes. Entre os destaques estão anfiteatro, quadra poliesportiva e o espaço maker, destinado a atividades de robótica e projetos interdisciplinares.

Mais do que um avanço educacional, a unidade também se destaca por incorporar práticas sustentáveis em sua concepção. Entre os parceiros do projeto está o Instituto Tran$forma, responsável pela produção de diversos móveis e objetos utilizados na escola a partir de economia circular. Em parceria com a Casa da Moeda, o projeto é uma exclusividade do instituto, que reaproveita papel-moeda inutilizado e descartados por erros de impressão, corte ou outros defeitos se transformam em mobiliário, mesas, cadeiras, artigos de decoração, obras artísticas e outras peças com diversas utilidades.

Toda a Comunicação visual da Escola do Futuro foi realizada em material reciclado e reciclável, desenvolvida em placas para reduzir a manutenção. Além disso, o resultado está também em diferentes ambientes, onde carteiras escolares, cadeiras do auditório, dos professores, armários, biblioteca, espreguiçadeiras, mesa de ping pong, mesas de leitura e itens de uso cotidiano ganham nova vida por meio desse processo. A iniciativa reforça o conceito da Escola do Futuro não apenas como um espaço de aprendizado tecnológico, mas também como um ambiente que estimula a consciência ambiental e práticas sustentáveis desde a formação dos alunos.

A proposta dialoga com tendências globais de educação, que combinam aprendizagem prática, inovação e responsabilidade socioambiental, preparando estudantes para um mercado cada vez mais conectado e dinâmico. “Transformar papel-moeda que seria descartado em mobiliário para uma escola pública é fechar um ciclo completo de valor. Mais do que sustentabilidade, mostramos na prática para os alunos que inovação e responsabilidade ambiental podem caminhar juntas na construção do futuro. É uma honra participar de um projeto que irá acolher milhares de jovens”, fala Patricio Malvezzi, CEO do Instituto Tran$forma.

A Escola do Futuro conta com estrutura moderna e ambientes planejados para promover o aprendizado inovador, incluindo salas equipadas com tecnologia de ponta, espaços interativos e áreas voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes. Entre os destaques estão anfiteatro, quadra poliesportiva e o espaço maker, destinado a atividades de robótica e projetos interdisciplinares.

“Hoje não é apenas a entrega de uma obra, mas a realização de um sonho que demonstra nosso comprometimento com o futuro da nossa cidade. São mais de R$ 21 milhões em investimentos na construção desta escola, além dos recursos aplicados em mobiliário e equipamentos. O resultado está aqui: o terreno, antes utilizado como lixão, se transformou na maior obra da gestão, em um movimento de amor à educação e às nossas crianças”, afirmou o prefeito de São Roque, Guto Issa.