Epson gera redução de 94% dos resíduos de impressão e até 86% de economia de energia durante a COP30
Tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio garante economia de energia, menos resíduos e maior eficiência operacional na conferência climática
A Epson, líder global em impressão e projeção de imagens e parceira oficial da COP30, registrou resultados operacionais superiores aos da edição anterior da conferência climática. De acordo com dados técnicos utilizados pela empresa, o uso da tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio possibilitou cerca de 94% de redução de resíduos e uma economia de energia estimada em até 86% em comparação ao sistema empregado na COP anterior, que utilizava equipamentos a laser, descrito no documento técnico do evento anterior (HCA) e indicado pelo time responsável pela operação.
“A eficiência energética que alcançamos na COP30 é resultado direto do funcionamento sem calor das nossas impressoras corporativas a jato de tinta. Essa tecnologia elimina a necessidade de transformadores e permite que os equipamentos sejam ligados em tomadas convencionais de 10A, o que simplifica a infraestrutura e reduz o consumo. Para se ter uma ideia, só o transformador utilizado pelas impressoras a laser na edição anterior consumia, sozinho, cerca de 8 Wh de forma contínua. Ao substituir essa estrutura, conseguimos entregar uma operação muito mais eficiente do ponto de vista energético e ambiental”, afirma Fábio Neves, vice-presidente de Vendas e Marketing da Epson para as Américas.
Durante a conferência, foram utilizados 170 equipamentos da linha WorkForce, empregados em áreas operacionais, gabinetes, delegações, plenários e estruturas da ONU, conforme a parceria firmada para o evento. A companhia estima que mais de 355 mil impressões tenham sido realizadas ao longo dos 12 dias de conferência, utilizando tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio, que já havia sido destacada na fase inicial da COP por reduzir o consumo de energia e a geração de resíduos.
Redução expressiva de resíduos
A substituição de cartuchos de toner e cilindros de imagem por bolsas de tinta de alta capacidade representou uma diminuição substancial no volume de descarte. A estimativa final aponta para 7,23 kg de resíduos gerados com as soluções da Epson, contra 114,5 kg produzidos na edição anterior, que utilizava tecnologia laser. O resultado representa uma redução de aproximadamente 94% na massa total de resíduos.
Maior disponibilidade operacional
O uso de suprimentos de alta capacidade reduziu a necessidade de intervenções de manutenção. O tempo total caiu de 14 horas para 4 horas, uma redução de 74% em comparação com a edição anterior, fator que aumentou a disponibilidade contínua dos equipamentos durante períodos de pico, especialmente no credenciamento.
Dados apresentados pela Epson mostram que, já nos primeiros dias da COP30, o tempo de impressão das credenciais foi reduzido de 27 segundos para 7 segundos, acelerando o fluxo e diminuindo filas de acesso, desempenho confirmado no monitoramento operacional inicial.
Participação institucional
Além da operação de impressão, a Epson integrou a programação oficial da COP30 com a participação de Fábio Neves, vice-presidente de Vendas e Marketing para as Américas, no painel “Maximizing adaptation & mitigation synergies”, realizado na Special Event Room Parnaíba.
No debate, o executivo destacou a importância de aproximar tecnologia, políticas públicas e impactos sociais, reforçando que soluções já disponíveis no mercado podem acelerar a transição sustentável.
A Epson também manteve um estande na Green Zone, apresentando iniciativas ambientais e metas institucionais, como a Visão Ambiental 2030 e o compromisso global de se tornar carbono negativa até 2050.
Sobre a Epson
A Epson é líder mundial em tecnologia, com uma filosofia de inovação eficiente, compacta e
precisa que enriquece vidas e ajuda a criar um mundo melhor. A empresa busca resolver
problemas da sociedade por meio de inovações em impressão para o lar e o escritório,
impressão comercial e industrial, manufatura, comunicação visual e estilo de vida. A Epson
tem como meta se tornar carbono negativa e eliminar o uso de recursos não renováveis do
subsolo, como petróleo e metais, até 2050.
Liderada pela Seiko Epson Corporation, com sede no Japão, o Grupo Epson gera vendas
anuais globais superiores a 1 trilhão de ienes.
A Epson America, Inc., com sede em Los Alamitos, Califórnia, é a subsidiária regional da
Epson para os Estados Unidos, Canadá e América Latina. Para mais informações sobre a
Epson América Latina, visite: epson.com. Também é possível conectar-se com a Epson
pelo Facebook (facebook.com/Epson), X (x.com/EpsonAmerica), YouTube
(youtube.com/epsonamerica) ou Instagram (instagram.com/EpsonAmerica).
