Anchor Deezer Spotify

Enxames de caranguejos invadem Cuba após “boom” populacional

Enxames de caranguejos invadem Cuba após “boom” populacional

A marcha das criaturas multicoloridas causou espanto tanto pelo tamanho – elas chegam a ocupar ruas inteiras –, quanto pela época que resolveram aparecer, mais cedo que o esperado

Milhares de caranguejos vermelhos, amarelos e pretos estão invadindo Cuba, deixando em alerta a população local e os turistas que frequentam a famosa região da Baía dos Porcos, no sul do país.

A marcha das criaturas multicoloridas causou espanto tanto pelo tamanho – elas chegam a ocupar ruas inteiras –, quanto pela época que resolveram aparecer – mais cedo que o esperado.

O fenômeno já é conhecido pelos moradores e ocorre anualmente após a época de acasalamento, quando os crustáceos migram das florestas circundantes para a baía a fim de desovar no mar.

“Há mais caranguejos agora do que em muitos anos”, disse Angel Iraola, que trabalha em um estacionamento numa das estradas infestadas de caranguejos, à agência Reuters. Os turistas se surpreendem: “Já viajei bastante, mas só aqui em Cuba vi isso”, disse a italiana Dayana Zanona.

Caranguejo em Cuba:  fenômeno ocorre anualmente após a época de acasalamento. — Foto: Jorge Rey/GettyImages

Caranguejo em Cuba: fenômeno ocorre anualmente após a época de acasalamento. — Foto: Jorge Rey/GettyImages

Para o Ministério do Meio Ambiente de Cuba, a menor circulação de carros, ônibus e pessoas na região ao longo dos dois últimos anos de pandemia pode ter contribuído para o boom populacional, mas essa hipótese ainda está em estudo pelos cientistas.

A volta do movimento econômico e da circulação na zona turística da baía dos porcos, porém, pode afetar esse crescimento. Nas estradas, à medida que os carros passam em alta velocidade, é possível ouvir os cascos dos animais sendo esmagados.

Mas os crustáceos não deixam barato — muitos carros acabam com o pneu furado no caminho.