Anchor Deezer Spotify

Empresas com alta pontuação ESG apresentam menor custo de capital e maior geração de lucro

Empresas com alta pontuação ESG apresentam menor custo de capital e maior geração de lucro

O mercado de capitais, responsável por comandar as negociações entre empresas que precisam captar dinheiro e investidores, tem uma alternativa para quem busca um compromisso ambientalmente responsável e que vá além do lucro. Popularmente conhecidos como green bonds, estes são títulos que têm o objetivo de financiar projetos ambientalmente positivos e gerar mais dinheiro do que a poupança.

Os green bonds são opções de investimento que unem sustentabilidade e rentabilidade, em parceria com os princípios ESG. “Bonds” são títulos de uma dívida – ou seja, papéis que representam a dívida de uma empresa ou governo que paga juros – e são vendidos a investidores. O “green” é referente ao dinheiro ali captado que deverá ser utilizado em projetos sustentáveis. Os investidores que financiam esses projetos comprando esses títulos ganham rentabilidade. Todavia, um título de dívida só é considerado verde se for comprovada a destinação dos recursos e o impacto positivo ao meio ambiente.

A Esphera Soluções Ambientais é uma startup que surgiu com o intuito de desenvolver soluções que acelerassem a transição para uma economia de baixo carbono, impactando positivamente a vida das pessoas e o meio ambiente. A empresa possui um software próprio que possibilita o desenvolvimento de um modelo de gestão ambiental corporativo e o fomento à cultura de sustentabilidade em seus clientes. Isso acontece através da centralização dos dados ambientais, do monitoramento da pegada de carbono, da apresentação dos dados de forma analítica para possibilitar entre diferentes sedes da empresa, e da consolidação de relatórios ambientais em padrões internacionais. A empresa também traz em seus propósitos o objetivo de gerar um impacto social positivo a partir das soluções que oferece.

“Todos os setores da sociedade passaram a se conectar no ambiente digital. A sigla referente a práticas ambientais, sociais e de governança é uma realidade com potencial transformador. Governos, empresas e a sociedade de uma forma geral estão cada vez mais conscientes quanto à importância das melhores práticas ESG relacionadas aos aspectos ambientais, sociais e de governança”, comenta o sócio-fundador da Esphera Soluções Ambientais, Lucas Machado.

Nos últimos anos, os investidores passaram a exigir de forma mais intensa que as empresas atendessem às práticas de ESG. Investidores institucionais passaram a priorizar e direcionar seus investimentos para empresas que tenham compromissos de ESG. O mercado é o principal provedor dessa cadeia e essa demanda acelerou pressões pela implementação de práticas sustentáveis.

Fonte:  Ascom