Anchor Deezer Spotify

El Hierro, do desperdício zero à autossuficiência energética: a menor ilha das Canárias

El Hierro, do desperdício zero à autossuficiência energética: a menor ilha das Canárias

No meio do Oceano Atlântico existe uma ilha que se destaca por ser um oásis de paz e sustentabilidade: estamos a falar de El Hierro, que faz parte das famosas Ilhas Canárias. Declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO, abriga piscinas naturais e águas transparentes e representa o destino turístico ideal para os amantes de atividades como o mergulho.

Além de ser a ilha menos extensa do arquipélago espanhol, é também a mais jovem, dado que o seu surgimento remonta “apenas” a 1,1 milhões de anos. Descrever em palavras a extraordinária beleza e encanto desta terra de origem vulcânica não é fácil, mas vamos tentar dar-lhe um pequeno gostinho.

Um oásis que preserva maravilhosas lagoas e matas luxuriantes

Esta ilha, com uma área total de 278 km², é um tesouro de biodiversidade. Caminhando por sua mata, você encontrará faias, pinheiros canários e zimbros, enquanto seus 100 quilômetros de costas acidentadas e íngremes estão cheios de arbustos e escondem inúmeras enseadas e lagoas que valem a pena visitar, incluindo o Charco Manso no norte, e o Charco Azul, no noroeste.

Além disso, El Hierro também abriga a maior variedade de répteis de todo o arquipélago das Canárias. Na costa do vale de El Golfo, e abrigadas das correntes marítimas, encontram-se as piscinas naturais de La Maceta, com solário e parque de merendas, muito frequentado por famílias. Entre as mais belas reservas naturais, destaca-se a marinha de La Restinga-Mar de las Calmas, habitat de espécies como corais pretos e amarelos, anêmonas e o Sparisoma cretense, também conhecido como peixe-papagaio mediterrâneo.

Com mais de 40 pontos de mergulho, El Hierro é um verdadeiro paraíso para os amantes do mergulho. O que torna este local um destino perfeito para esta atividade esportiva é a incrível transparência das águas, que permite atingir uma visibilidade de até 30 metros.

Não faltam paisagens vulcânicas de tirar o fôlego na ilha. Mas a cereja no topo do bolo é a variada oferta gastronómica e vínica do El Hierro: impossível resistir ao aroma a pão fresco e papas arrugadas con mojo (prato típico à base de batata) ou fruta tropical.

A alma verde da ilha

Se você gosta de férias sustentáveis, está no lugar certo em El Hierro. Desde que foi declarada Reserva da Biosfera em 2000, a ilha convida os seus habitantes e turistas ao maior respeito pela natureza, através de um conjunto de importantes iniciativas. Com o tempo, El Hierro se tornou um verdadeiro laboratório de energia limpa.

A Ilha Canária possui um recorde mundial: desde 2014 conseguiu, de fato, alcançar a autossuficiência energética graças a um sistema misto de geração de eletricidade baseado em energia eólica e hidrelétrica. O “motor verde” de El Hierro é representado pela usina hidroeólica de Gorona del Viento, que evita a emissão de 18.000 toneladas de CO 2 por ano.

A sua política de desperdício zero e o seu plano de mobilidade assente na promoção da utilização de veículos elétricos tornam-no também um modelo virtuoso. A história da mais pequena ilha das Canárias é a confirmação de que aliar turismo e conservação da natureza é possível e, hoje em dia, torna-se um imperativo.