EcoDemonstrator 2022: conheça o novo Boeing que vai testar tecnologias verdes

EcoDemonstrator 2022: conheça o novo Boeing que vai testar tecnologias verdes

Empresa planeja testar uso de combustível sustentável, reuso de água e refrigeração menos poluente nos próximos meses

Um Boeing 777 de vinte anos de idade acaba de ser convertido para testar novas tecnologias destinadas a tornar as viagens aéreas mais sustentáveis ​​e seguras. O novo “EcoDemonstrator 2022” vai passar por uma série de testes em solo e nos céus nos próximos meses para ajudar a fabricante de aeronaves a desenvolver e aplicar novas tecnologias.

Entre as cerca de 30 inovações que serão testadas durante esse período, estão projetos que buscam reduzir o consumo de combustível, as emissões de gases de efeito estufa e o ruído, e outros que pretendem incorporar materiais mais sustentáveis na produção dos aviões.

Na busca por uma pegada de carbono menor, a empresa vai testar um material de refrigeração menos poluente, um novo agente de supressão de incêndio que emite menos carbono e um sistema de visão aprimorado para os pilotos que promete melhorar a eficiência operacional dos voos. Além disso, a fabricante está colaborando com a NASA para produzir geradores de vórtice do tipo “smart”, que são pequenas palhetas que ficam na asa do avião e melhoram a eficiência aerodinâmica na decolagem e no pouso.

Em outra frente, a Boeing também vai testar um sistema que usa a água da pia para dar descarga nos vasos sanitários, que além de economizar água, reduz o peso da aeronave. No que se refere aos combustíveis no novo avião teste, a empresa afirma que planeja usar uma mistura com 30% de combustível de aviação sustentável (SAF) e 70% combustível de aviação convencional.

Em uma década, o projeto EcoDemonstrator já testou 230 tecnologias para ajudar a descarbonizar e trazer mais eficiência e segurança ao setor. De acordo com a Boeing, aproximadamente um terço dessas tecnologias já foram incorporadas aos seus produtos e serviços.