Anchor Deezer Spotify

É hora de desmontar a decoração natalina; confira dicas para cuidar dos adereços que não serão guardados para o próximo ano

É hora de desmontar a decoração natalina; confira dicas para cuidar dos adereços que não serão guardados para o próximo ano

As celebrações de fim de ano são marcadas por trocas de presentes e por uma decoração tradicional, o que gera uma quantidade significativa de resíduos, como papéis de presente, caixas, laços e plásticos. De acordo com a tradição da Igreja Católica, o Dia de Reis transcorre em 6 de janeiro. A celebração é alusiva à visita dos três Reis Magos a Jesus Cristo. É nessa data que se encerram as comemorações natalinas e se desmontam a árvore e demais enfeites.

Muitos dos adereços natalinos são guardados para o próximo ano, mas nem todos têm como destino o fundo do armário. Vários deles, quando quebrados, são descartados, como árvores de plástico, bolas de vidro, plástico ou acrílico, pisca-piscas, estrelas, guirlandas e peças dos mais variados materiais. Aqui entra a questão: como descartar corretamente os enfeites?

decoração de natal
Foto: Tessa Rampersad | Unsplash

Para não ocasionar danos ao meio ambiente, é preciso saber como descartá-los de maneira adequada. O descarte correto desses itens diminui as chances de acidente entre os coletores, que podem ferir-se, por exemplo, com objetos de vidro quebrados ou lascados. Por isso, é sempre bom lembrar que peças pontiagudas ou de vidros devem ser embaladas em caixa de papelão ou em garrafas de plástico vazias.

Para minimizar o impacto ambiental, promover a sustentabilidade e valorizar a economia circular, o Instituto Nacional da Reciclagem recomenda:

  • Agrupar plásticos, papéis, vidros e metais em categorias diferentes para facilitar a reciclagem.
  • Dobrar e compactar papéis e caixas: isso ajuda a otimizar espaço em lixeiras e facilita o transporte para a reciclagem.
  • Lavar embalagens de alimentos e bebidas: garrafas, latas e potes devem ser higienizados antes de serem descartados.

As árvores de Natal artificiais devem ser desmontadas, desamarrando fitas e outros enfeites para facilitar o trabalho das cooperativas, que poderão vendê-las como plástico. As árvores provenientes da natureza são consideradas material de poda/jardinagem. Devem ser cortadas e embaladas em sacos de plástico de até 200 litros e descartadas na coleta domiciliar.

natal sustentável
Foto: Pixabay

Com relação aos brilhantes piscas-piscas, a orientação é sempre descartá-los de maneira similar à das lâmpadas: deve-se contatar o fabricante e pedir indicações de pontos de coleta do produto.

Para evitar parte de todo esse trabalhão, sempre que possível, dê preferência a materiais recicláveis. Opte por papéis, sacolas e fitas de origem reciclada ou recicláveis, evitando plásticos de difícil decomposição. Além disso, reaproveite: guarde laços, fitas, sacolas e caixas em boas condições para reutilizá-los em outras ocasiões – deixando para descartar os enfeites somente quando realmente for necessário!