Anchor Deezer Spotify

Duas em cada cinco pessoas com covid-19 são assintomáticas, segundo estudo

Duas em cada cinco pessoas com covid-19 são assintomáticas, segundo estudo

Um estudo publicado nesta terça (14) na revista científica JAMA Network Open aponta que duas em cada cinco pessoas com covid-19 são assintomáticas. Segundo a meta-análise (que envolveu cerca de 95 artigos anteriormente publicados), 40,5% dos casos positivos não mostram sinais da doença.

As infecções assintomáticas foram mais comuns em gestantes e em pessoas com menos de 39 anos. Nesse último caso, os cientistas acreditam que se deve ao fato de que a faixa etária tem uma chance menor de apresentar sintomas mais graves. Os casos assintomáticos também foram mais relatados em viagens de avião ou cruzeiro, o que destaca a necessidade de testar viajantes e deixá-los sob quarentena.

O estudo também ressalta a importância de prevenir a propagação da covid-19 em ambientes hospitalares, considerando que médicos e pacientes representam um terço dos casos assintomáticos. Os pesquisadores apontam que a testagem em indivíduos assintomáticos é fundamental, tal como os equipamentos de proteção individual (EPI) e a higienização das mãos.

Duas em cada cinco pessoas com covid-19 são assintomáticas, segundo estudo (Imagem: kjpargeter/Freepik)

A ideia do grupo, com essa análise, é justamente aumentar a conscientização entre o público e fornecer evidências para que as autoridades de saúde conduzam estratégias de prevenção à covid-19. “As infecções assintomáticas desempenham um papel importante na disseminação do vírus na comunidade, à medida que a vida pública retorna gradualmente ao normal”, conclui o estudo.