Anchor Deezer Spotify

Dia Mundial do Meio Ambiente: é momento de despertar para as questões urgentes que ameaçam todas as formas de vida

Dia Mundial do Meio Ambiente: é momento de despertar para as questões urgentes que ameaçam todas as formas de vida

Hoje, em 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1972. Ao longo dos últimos 51 anos, esse dia se tornou um período de discussões sobre as questões relacionadas à natureza do nosso planeta como um todo e tem sido fundamental na promoção da conservação e conscientização ambiental.

Muito se fala em salvar o planeta, mas apesar dos esforços, a conscientização parece não tocar a todos. O progresso científico e tecnológico avança atropelando a vida e a natureza. A ganância dos animais humanos é tão grande que perderam a noção do respeito pelo planeta.

20 anos após a conferência de Estocolmo, a urgência em buscar alternativas sustentáveis para o planeta movimentou discussões na ECO-92, que na época reuniu diplomatas e chefes de Estado de vários países. O objetivo de amenizar problemas no meio ambiente causados pelo próprio homem foram discutidos, surgindo assim acordos globais.

A Agenda 21 é resultado desse encontro, lavrando o documento que tratava teoricamente de tudo que poderia ser feito para solucionar problemas socioambientais. Porém, anos se passaram e tudo parece atual, uma vez que os humanos colocam sempre o meio ambiente em segundo plano.

Em 2015, na Assembleia Geral das Nações Unidas, surge a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, com 17 objetivos globais. O documento propõe um novo modelo de desenvolvimento, correndo atras do tempo perdido e lutando para que uma sociedade mais consciente possa se estabelecer.

O nome “agenda” segue o parâmetro da ideia de tempo, pois isso é tudo que não temos para amenizar e salvar o planeta dos impactos e da destruição que se encontra. Devemos rever os erros passados e objetivar planos concretos para o futuro de todas as espécies.

2023 pede urgência

Datas como esta nos proporcionam a oportunidade de refletir sobre a complexidade e, ao mesmo tempo, a simplicidade das coisas. É um chamado para olharmos mais de perto ao nosso redor. Por exemplo, você conhece ou apoia algum projeto de proteção de animais no Brasil? Centenas deles estão espalhados pelo país, sendo um alento diário para muitas espécies e ecossistemas naturais.

Outra pergunta: onde você planeja passar suas próximas férias? É um destino que lhe proporcionará um maior contato com a natureza? E, das aves que visitam sua casa, quantas você sabe o nome? Ao conhecer sobre uma espécie, ao apreciar um pequeno pássaro, por exemplo, você sentirá a vontade de cuidar de seu ambiente, tanto por ela quanto por você.

O contato com a natureza durante momentos de lazer é uma oportunidade para aprender mais sobre o meio ambiente. Fica a sugestão de que, além do tema central do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, que é #CombataAPoluiçãoPlástica, cada país poderia escolher uma planta ou animal para representá-lo, possibilitando às pessoas aprenderem mais sobre essa espécie.

Reciclar, despoluir, consumir de forma consciente… todas essas ações são essenciais e importantes, não há dúvida sobre isso! Também é nosso papel atuar nesses aspectos e exigir que as autoridades trabalhem em nível macro, pois os danos causados são significativos e extremamente prejudiciais para todos.