Desodorantes mudam de cara para eliminar resíduos plásticos
A indústria de desodorantes sozinha produz mais de 15 mil toneladas de resíduos plásticos por ano. Para mudar esse cenário, as marcas estão reconsiderando a forma como embalam seus produtos.
Isso vem com um pouco de reciclagem do hábito de cada consumidor: em vez de torcer ou simplesmente levantar a tampa para aplicar, você tem que empurrar o bastão do desodorante com um dedo para cima, por exemplo. O fato é que cada vez mais marcas estão entrando nessa tendência.
Desodorantes sem desperdício podem ser melhores para o planeta, mas claramente há algo para as empresas também – e como a embalagem é a cara de uma marca, as primeiras impressões são essenciais.
As iniciativas sustentáveis em curso
Durante os últimos anos, a indústria de desodorantes tem visto uma grande mudança. Primeiro, foi o interior: marcas de desodorantes como Schmidt’s, Native e até Dove abandonaram o alumínio e outros produtos químicos e adotaram fórmulas naturais para ajudar a neutralizar nosso odor corporal (o famoso CC).
Depois, foi o exterior: marcas como Humankind, Ethique e Bai-li lançaram desodorantes com embalagens de resíduos zero, todas feitas de papelão.
No mundo do desodorante, a transformação começa com a fórmula, mas para causar um impacto total, se fez necessário expandir o novo olhar para a embalagem.
Em setembro, a Bite, empresa que faz pedaços de pasta de dente para mastigar, foi renomeada como “Because It’s The Earth” e apresentou ao mercado um desodorante. Infinitamente recarregável, vem em uma elegante caixa de alumínio de formato arredondado, que abriga recargas de papelão compostável.
Green caro
A elitização do saudável e do ecologicamente correto é um fato! Muita gente acha que não dá para ser sustentável sendo pobre. Mas não é bem assim.
Enquanto a mudança das embalagens não chega em um nível onde o preço seja conveniente e acessível a todos, o lance é você mesmo fazer o seu desodorante.
Fica a dica.