Anchor Deezer Spotify

Designer cria joias sustentáveis usando sobras de conchas

Designer cria joias sustentáveis usando sobras de conchas

A sueca Mia Larsson recolhe ostras em restaurantes para criar as peças

A moda cultiva um caso de amor de longa data com as conchas, desde o famoso vestido Birth of Vênus, de Thierry Mugler, de 1995, aos tops praianos da Versace que vieram junto com a coleção verão 2021 da marca. Mais recentemente, a concha do mar virou destaque por suas qualidades ecológicas ao aparecerem nos colares e nos harness da coleção primavera/verão 2022 da Chloé.

Como material natural, as conchas sempre inspiraram a designer de joias sueca, Mia Larsson. “Trabalho com todos os tipos de conchas; é um material cerâmico muito fantástico”, diz à Vogue por telefone. “Eu queria [trabalhar com] materiais sustentáveis que fossem orgânicos e compostáveis.”

Enquanto estudava na Konstfack University of Arts, Crafts and Design em Estocolmo, Larsson começou a coletar em restaurantes sobras de conchas para transformá-las em joias. “Recolhi algumas malas e sacos [cheios de conchas] e os levei para casa. Descasquei todas na minha banheira”, explica ela. “Não foi algo romântico, mas os materiais eram interessantes.”

Jóias feitas com conchas — Foto: Reprodução / Instagram

Jóias feitas com conchas — Foto: Reprodução / Instagram

Os brincos, colares e anéis marcantes de Larsson – que combinam conchas de ostras, vieiras e caracóis com metais reciclados – rapidamente chamaram a atenção do mundo da moda escandinava. Agora, a designer vende as peças por meio de sua loja virtual e no Instagram. “Muitas pessoas são tocadas [pelas peças]”, explica ela.

“As pessoas ficam realmente fascinadas pelas ostras, adoram as conchas e a ligação ao mar.” O aspecto de sustentabilidade também é, obviamente, uma grande parte do encanto. “As pessoas gostam do fato de todas as peças serem feitas à mão e sob encomenda”, acrescenta a designer.

Larsson ainda obtém as sobras de conchas de restaurantes, bem como de amigos e um fornecedor local de ostras. Estes moluscos, que formam a maior parte da coleção, são considerados uma das opções de frutos do mar mais sustentáveis devido à capacidade de remover carbono e nitrogênio da água. “É um bom alimento nutritivo. As ostras também podem limpar e proteger o ecossistema”, continua Larsson.

A designer espera com seu trabalho dar destaque aos materiais naturais que já existem e que podem ser usados em um sistema circular. “A natureza produz materiais inteligentes e de alta tecnologia de forma sustentável”, argumenta. “Há muitos materiais interessantes com os quais podemos nos inspirar.”