Anchor Deezer Spotify

Design inteligente substitui espuma por ar em sofá ecológico

Design inteligente substitui espuma por ar em sofá ecológico

Menos é mais: o sofá “de ar” é confortável, bonito e mais sustentável, usando menos material e optando por opções recicláveis

Você consegue pensar em algo mais macio que o ar? Pois é, a ideia de flutuar fez com que o designer Paul Crofts e a marca de móveis Isomi criassem um sofá oco, com o ar ocupando o espaço tradicionalmente preenchido por espuma ou outros materiais. A cobertura é de tricô 3D, o que garante conforto e aconchego ao Knit One, sofá modular que vai ser lançado na feira de design NeoCon, realizada em junho de 2025.

Os assentos são formados por estruturas de metal simples com capas de tecido de malha esticadas sobre elas. Criado para ambientes comerciais, o design deixa as laterais de cada módulo abertas, chamando a atenção para o fato de que não há nada dentro, exceto espaço vazio. O tecido, feito de poliéster 100% reciclado e reciclável foi elaborado em parceria com a marca de tecidos Camira.

sofá de ar ecológico
Foto: Isomi

Seguindo o princípio minimalista do “menos é mais”, esse sofá usa menos material na sua fabricação e, além de bonito, pode ser considerado um móvel mais sustentável. Considerando que muitas vezes a espuma usada em sofás é de espuma de poliuretano, a vantagem do Knit One em termos de sustentabilidade é ainda maior.

“Desta vez, eu queria ir ainda mais longe e não apenas substituir materiais, mas removê-los completamente sempre que possível”, disse Crofts, Welsh e Jenny Davies.”O objetivo é alcançar conforto, estrutura e volume com o mínimo possível.”

sofá ecológico sem espuma
Foto: Isomi

O tricô 3D usado vem de um processo de desperdício zero no qual máquinas programadas por computador criam formas tridimensionais a partir de um pedaço contínuo de fio.

Embora cadeiras, especialmente cadeiras de trabalho, às vezes sejam feitas dessa maneira, isso é praticamente inédito para um sofá ou sistema de assentos completo.

Uma desvantagem, no entanto, é que, como o sofá fica com as divisórias entre os assentos bem definidas, esse não é um móvel indicado para um ambiente doméstico, já que deitar nele seria desconfortável.”Normalmente, o tricô 3D requer suporte estrutural em intervalos regulares, o que limita seu uso em formatos maiores. Para uso doméstico isso pode ser limitante porque as pessoas querem se esparramar no sofá”, explica Crofts.

sofá oco
Foto: Isomi

Mas em ambientes comerciais, onde as zonas de assento são mais separadas, a proposta do sofá “de ar” funciona perfeitamente. “O Knit One abraça isso usando a curvatura e a tensão do tecido para definir visual e fisicamente essas zonas de uso”, acrescentou Crofts.

O Knit One é baseado em um único módulo de poltrona que pode ser combinado em múltiplos para criar um sofá ou combinado com peças curvas e sem encosto para criar configurações de assentos maiores.

“Quando os módulos são colocados juntos, você cria uma estrutura feita quase inteiramente de ar e tecido”, disse Crofts.

sofá de ar
Foto: Isomi

O objetivo era fazer com que o sofá parecesse convidativo imitando a aparência do estofamento tradicional. Vistos de lado, os módulos evidenciam a ausência de material interno, mas a malha mais justa, opaca e texturizada traz a sensação de segurança e aconchego para quem olha e, depois, senta-se.

O sofá é completado com uma estrutura de aço macio que mantém o tecido altamente tensionado no lugar, sem fixações visíveis. “Precisava ser leve para o transporte em embalagens planas, mas também forte o suficiente para manter a forma sob tensão constante”, disse Crofts. “Cada etapa do processo teve que ser repensada, desde a fabricação até a montagem.”

estrutura de ferro de sofá ecológico
Foto: Isomi