Anchor Deezer Spotify

Desenvolvimento sustentável é tema mais citado nos planos de governos dos candidatos à prefeitos no Brasil

Desenvolvimento sustentável é tema mais citado nos planos de governos dos candidatos à prefeitos no Brasil

Em 2020, o assunto ocupou a sétima posição, de acordo com análise da plataforma Vota ai!

Este ano haverá eleições para prefeito no Brasil, e, em 82% dos planos de governo dos candidatos, o tema mais citado é desenvolvimento sustentável. A análise foi feita pelo jornal O Globo a partir da plataforma Vota Aí!, uma parceria entre pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que reúne milhares de programas de governo de candidatos a prefeituras, de 2012 a 2024, de todos os municípios brasileiros.

Para efeito de comparação, em 2020, o assunto era o sétimo mais citado, atrás de Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Gestão Pública, Agricultura e Meio Ambiente. E a frente de Assistência Social, Infraestrutura e Segurança.

Nara Salles, uma das pesquisadoras do projeto, do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp, disse em entrevista para o jornal carioca que não dá para garantir que o assunto apareceu com força agora por conta das recentes enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, mas ela apostaria que sim. “É um tema que ganhou prevalência nacional e está presente em grande volume, em todos os estados.”

A especialista observou que é positivo o debate estar na pauta política um momento de eventos climáticos cada vez mais extremos e frequentes. Porém, acrescentou que pode faltar aprofundamento. Isso porque tópicos como agricultura, infraestrutura e meio ambiente foram agrupados na categoria, que engloba ainda tratamento adequado do lixo, políticas para rios urbanos e prevenção a enchentes.

“Essa abordagem pode ter um caráter eleitoral, já que esse é um tema do debate público, e os candidatos se sentem na obrigação de incluir propostas de infraestrutura e agricultura ambientalmente respaldadas, mas o fato de essa preocupação existir já é algo positivo”, disse a especialista ao jornal carioca.

Pelos dados do Vota aí!, os postulantes que mais têm propostas de desenvolvimento sustentável são os de Roraima (88,59%), Rio de Janeiro (88,27%), Bahia (87,58%), Amazonas (86,70%), Acre (86,21%) e Paraná (85,37%). No Rio Grande do Sul, o tema aparece em 79,23% dos planos de governo.

Nacionalmente, outros tópicos que aparecem com destaque são Saúde (76%), Educação (74%) e Esporte e Lazer (60%). Mais atrás estão Desenvolvimento Econômico (49%), Cultura (48%), Segurança Pública (44%), Assistência Social (43%), Gestão Pública (38%) e Turismo (36%).

Falando especificamente de São Paulo, o quesito proteção e bem-estar animal aparece em 34,28% dos programas paulistas, o maior índice do país para o tema. Já em política para idosos e desenvolvimento econômico, o estado surge na segunda (23%) e na terceiro posição (55%), respectivamente.