Anchor Deezer Spotify

Desenvolvido um novo combustível limpo para alimentar carros com o sol

Desenvolvido um novo combustível limpo para alimentar carros com o sol

Cientistas criaram um combustível ecologicamente correto feito a partir da energia do sol que pode revolucionar o automobilismo. A tecnologia movida a energia solar converte dióxido de carbono e água em combustíveis líquidos que podem ser alimentados diretamente no motor de um veículo.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge aproveitaram o poder da fotossíntese para converter CO2, água e luz solar em combustíveis multicarbonados – etanol e propanol – em uma única etapa. Segundo os cientistas, cujo trabalho foi publicado na Nature Energy , estes combustíveis têm uma elevada densidade energética e podem ser facilmente armazenados ou transportados .

As características deste combustível

Dr Motiar Rahaman, primeiro autor do novo estudo, explicou :

Iluminar folhas artificiais com luz solar e obter combustível líquido a partir de dióxido de carbono e água é uma façanha química incrível. Normalmente, quando você tenta converter CO2 em outro produto químico, quase sempre obtém monóxido de carbono ou gás de síntese, mas neste caso conseguimos produzir um combustível líquido prático usando apenas a energia do sol .

O resultado foi alcançado com o desenvolvimento de um catalisador à base de cobre-paládio, otimizado para permitir que a folha artificial produza produtos químicos mais complexos. Ao contrário dos combustíveis fósseis, esses combustíveis solares são totalmente ecológicos .

Na verdade, eles produzem emissões líquidas zero de carbono e são completamente renováveis. Além disso, ao contrário da maioria dos bioetanois, eles não afetam o trabalho dos agricultores, pois não retiram terras agrícolas da produção de alimentos.

O que está por vir para o futuro

Embora a tecnologia ainda esteja em escala de laboratório, os pesquisadores disseram que suas “folhas artificiais” são um passo importante na transição de uma economia baseada em combustíveis fósseis. Atualmente, a folha artificial e o catalisador de cobre são dispositivos de teste e apresentam eficiência apenas modesta.

Agora, os pesquisadores estão trabalhando na otimização dos absorvedores de luz e do catalisador para que possam, respectivamente, absorver melhor a luz solar e converter mais luz solar em combustível. Mais trabalho também será necessário para poder produzir em massa o dispositivo e obter grandes volumes de combustível.