Anchor Deezer Spotify

Curtir a natureza com as crianças e aprender sobre meio ambiente pode gerar adultos mais conscientes

Curtir a natureza com as crianças e aprender sobre meio ambiente pode gerar adultos mais conscientes

Rotas ecológicas nas viagens em família dão aquele respiro necessário que você e seu filho merecem — e ainda ajudam a criar, desde cedo, consciência ambiental

Mario Quintana definiu muito bem o que uma boa viagem significa em nossas vidas: “Viajar é mudar a roupa da alma”. E se o seu filho colocar o pé na estrada desde pequeno em ambientes de natureza, você ainda vai contribuir para que ele seja um cidadão mais consciente e responsável com as questões ecológicas. O contato com lagos, bichos, flores, plantas, rios, florestas… pode mudar a vida dele e de muitos seres que habitam a Terra.

“Nosso planeta sofre pela falta de consciência ambiental. Reforçar a importância da preservação do meio ambiente com as crianças precocemente deveria ser um compromisso de todos, sobretudo dos pais”, explica a coordenadora de educação ambiental da SOS Mata Atlântica, Kelly de Marchi.

Claro que no dia a dia dá para trazer esse tema em diversas atividades, mas, durante as viagens, isso se torna mais fácil e profundo. Afinal, é no momento da pausa que a mente está aberta a novas experiências. Na correria da rotina, aquela árvore linda que fica sempre no caminho da escola pode até passar despercebida.

“Acredito que uma viagem ecológica bem-sucedida pode impactar positivamente uma criança pelo resto da vida. Além de todo o aprendizado que esse tipo de escapada proporciona, ao inserir seu filho na natureza, ele vai lembrar para sempre daquele passeio de barco, quando viu macaquinhos, a árvore que parecia entrar no céu, o pássaro que sobrevoou sua cabeça, a formiga gigante que era necessária para todo o ecossistema funcionar”, lembra Kelly.

E, acredite, por mais novo que seu filho seja, são as experiências mais impactantes que ficarão marcadas na memória dele ‒ e na sua também. Então, que tal curtir destinos em que vocês aprendem um pouco mais sobre o meio ambiente e ainda garantem boas lembranças? Confira cinco lugares para passear: