Cultivo de algas pode ser alternativa ao consumo de carne

Cultivo de algas pode ser alternativa ao consumo de carne

Algas são organismos essenciais no equilíbrio dos ecossistemas. Elas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e acredite, podem fazer muito mais. É o que diz o cientista Jean-Paul Cadoret, um dos destaques da New Food Conference que acontecerá em outubro de 2021.

A feira Anuga é a maior feira comercial de alimentos e bebidas do mundo e um barômetro importante da indústria e de seu futuro. Alimentos à base de plantas e proteínas alternativas experimentaram um verdadeiro boom nos últimos anos e o segmento continua a crescer, como evidenciado pela presença à base de plantas na Anuga.

Em entrevista ao blog da ProVeg, o Dr. Jean-Paul Cadoret, que é diretor científico da Algama e presidente da European Algae Biomass Association, falou da variedade e do potencial biotecnológico das algas para os seres humanos. “Podemos utilizar esse poder biológico e bioquímico para produzir carboidratos, óleos, vitaminas e até hidrocarbonetos e plásticos biodegradáveis. Como tal, podemos chamá-los de plantas do futuro, sem hesitação”, disse o cientista.

As algas na indústria alimentícia

Foto: Carlos Piler/ Embrapa

De acordo com o Dr. Jean-Paul, algumas iniciativas no setor de alimentos usam algas como ração para peixes e camarões. Além disso, as propriedades nutricionais desses organismos fornecem uma dieta balanceada para quem a consome, incluindo minerais essenciais.

Já conhecida pela sua contribuição na manutenção de ecossistemas marinhos, as algas também podem auxiliar na recuperação de solos marinhos. Mas segundo o Dr. Jean-Paul as possibilidades de uso das algas ainda não foram devidamente exploradas.

“Sua variada biologia e biodiversidade permitem que eles evoluam em habitats e ambientes extremos. Essa imensa diversidade, revelada após décadas de pesquisa, oferece um vasto campo de possibilidades para aplicações biotecnológica”, disse ele, que também é doutor em Biologia Molecular e Ciência Marinha. O cultivo de algas podem vir a ser uma alternativa ao sistema alimentar atual.

A New Food Conference da ProVeg, organização internacional líder em conscientização alimentar, acontecerá de maneira presencial na feira Anuga, em Colônia (Alemanha), nos dias 10 e 11 de outubro. O evento ocorreu pela primeira vez em 2019.