Anchor Deezer Spotify

Cuidado por onde anda! Conheça os 8 animais mais venenosos do mundo

Cuidado por onde anda! Conheça os 8 animais mais venenosos do mundo

Veja quais são os animais mais peçonhentos do mundo para passar bem longe deles. Spoiler: a maioria fica na Austrália!

Determinar o quão venenoso é um animal não é uma ciência exata, mas existem alguns métodos que analisam a potência do veneno para matar um ou mais seres humanos, quanto dano ele causa à vítima, quanto tempo leva para fazer efeito ou a quantidade de toxinas o bicho libera de uma só vez. Levando diversos destes critérios em conta, selecionamos 8 dos animais mais venenosos do mundo!

1. Vespa-do-mar

Original da Austrália, esta medusa é considerada o animal mais letal do mundo. Apesar de ter um tamanho grande, é praticamente transparente na água. Qualquer parte de seus tentáculos podem picar, através dos milhões de nematocistos, injetando uma grande quantidade de veneno nas vítimas. As toxinas podem causar dor extrema, paralisia, delírio, choque, parada cardíaca e até morte em poucos minutos. A água-viva tem veneno suficiente para matar 60 adultos.

Chironex fleckeri (Foto: Guido Gautsch / Wikimedia Commons / CreativeCommons)
Chironex fleckeri (Foto: Guido Gautsch/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

2. Taipan-do-interior

O veneno desta cobra australiana é o mais poderoso do reino dos répteis, uma única mordida tem toxinas suficientes para matar 100 humanos adultos. Contudo, a taipan-do-interior raramente entra em contato com seres humanos, e, quando isso acontece, é bastante mansa.

Oxyuranus microlepidotus (Foto: XLerate / Wikimedia Commons / CreativeCommons)
Oxyuranus microlepidotus (Foto: XLerate/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

3. Polvo-de-anéis-azuis

Embora o animal australiano seja relativamente pequeno – apenas do tamanho de uma bola de golfe – seu veneno é mortal. Pode causar insuficiência respiratória em 10 minutos e morte em 30 minutos. Uma mordida pode matar até 26 humanos e não há antídoto.

Hapalochlaena maculosa (Foto: Saspotato / Wikimedia Commons / CreativeCommons)
Hapalochlaena maculosa (Foto: Saspotato / Wikimedia Commons / CreativeCommons)

4. Aranha-teia-de-funil

O veneno potente desta aranha – também da Austrália – é supostamente duas vezes mais mortal que o cianeto. Os efeitos em um ser humano incluem aumento da pressão arterial, arritmia, coma e morte. O veneno age rapidamente e pode matar uma criança pequena em apenas 15 minutos, caso não tome antídoto.

 Atrax robustus (Foto: Tirin / Wikimedia Commons / CreativeCommons)
Atrax robustus (Foto: Tirin/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

5. Água-viva irukandji

Esta pequena água-viva, originária da Austrália, que mede aproximadamente 1 cm, possui um veneno capaz de causar uma dor excruciante em adultos, sobre a qual até mesmo a morfina tem pouco efeito. Não há antídoto para a picada deste animal e as toxinas podem causar hemorragias cerebrais fatais.

Carukia barnesi (Foto: GondwanaGirl / Wikimedia Commons / CreativeCommons)
Carukia barnesi (Foto: GondwanaGirl/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

6. Caracol-de-cone-de-mármore

Os caracóis-de-cone-de-mármore têm dentes ocos modificados chamados “rádulas”, que são afiados o suficiente para penetrar uma roupa de mergulho. Com uma dose pequena, o molusco é capaz de matar um adulto. Acredita-se que o veneno em um desses moluscos seja suficiente para matar 20 humanos. O animal vive no Oceano Índico.

Conus marmoreus (Foto: Didier Descouens / Wikimedia Commons / CreativeCommons)
Conus marmoreus (Foto: Didier Descouens/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

7. Peixe-pedra

O peixe-pedra é o mais tóxico entre todos os peixes. Com 13 espinhas nas costas, o animal libera uma poderosa neurotoxina que pode causar dor excruciante e possivelmente a morte em apenas seis horas.

Synanceia verrucosa (Foto: SeanMack / Wikimedia Commons / CreativeCommons)
Synanceia verrucosa (Foto: SeanMack/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

8.  Cobra-real

A cobra-real, encontrada principalmente na Ásia, é considerada extremamente venenosa não por conta da potência de seu veneno, mas pela quantidade de toxinas que consegue injetar em apenas uma mordida – cinco vezes mais em comparação com outras serpentes. Ela pode matar um elefante em apenas algumas horas e também conseguiria dizimar 20 humanos com uma picada só.

Ophiophagus hannah (Foto: Rushenb / Wikimedia Commons / CreativeCommons)
Ophiophagus hannah (Foto: Rushenb/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)