Anchor Deezer Spotify

Cuidado para não cometer esse erro ao jogar fora recipientes de plástico e alumínio

Cuidado para não cometer esse erro ao jogar fora recipientes de plástico e alumínio

A coleta seletiva é um hábito muito importante porque permite dar uma segunda vida a objetos e materiais que de outra forma acabariam em aterros sanitários ou até mesmo dispersos no meio ambiente. Papel, alumínio, plástico, vidro podem encontrar novos usos graças à nossa pouca atenção quando jogamos o lixo.

Infelizmente, no entanto, mesmo aqueles que se comprometem a realizar uma coleta seletiva correta podem se deparar com alguns erros. Recentemente, tivemos um erro que muitas pessoas cometem ao jogar fora os recibos de compras – e explicamos como evitá-lo da maneira mais fácil.

Agora vamos falar de dois materiais que fazem parte do nosso dia a dia e que podem ser transformados em recurso – se coletados e descartados corretamente: alumínio e plástico. Ambos são amplamente utilizados para conter bebidas e alimentos e em embalagens descartáveis.

A dúvida que assalta a muitos e que muitas vezes leva a erros é a seguinte: é preciso lavar os recipientes de plástico ou alumínio antes de jogá-los no recipiente apropriado? A resposta é muito simples: não é necessário fazer isso – uma rápida limpeza a seco com um guardanapo ou talheres é suficiente para remover a maior parte dos resíduos de alimentos ou produtos.

Afinal, enxaguar os recipientes que depois são jogados fora em água corrente (ou mesmo lavá-los na máquina de lavar louça, como alguns costumam fazer) representa um enorme desperdício de água que poderia ser evitado – principalmente em um período de seca como o que vivemos. estão enfrentando. Mas vamos ver em detalhes.

Plástico

Embalagens plásticas, devem ser limpas de resíduos (alimentos e outros) mas não lavadas nem colocadas na máquina de lavar louça. Basta retirar os resíduos grosseiros, com talheres ou lenços de papel, da mesma forma que preparamos a nossa louça para ir à máquina de lavar louça.

Quanto às garrafas, depois de as ter esvaziado (e eventualmente enxaguadas, se contivessem sumo de fruta ou bebidas açucaradas) evitamos “amarrá-las” mas esmagá-las para que mantenham a sua forma original.

Dessa forma, ao chegarem na esteira transportadora da usina de reciclagem, a câmera de triagem poderá reconhecê-los e isolá-los, para enviá-los corretamente para reciclagem. Lembramos também que as garrafas devem ser jogadas fora com as tampas aparafusadas: elas também entrarão no círculo virtuoso da reciclagem.

Alumínio

Como já dissemos, as embalagens de alumínio – bandejas descartáveis, latas de atum e leguminosas, latas de cerveja e outras bebidas – nunca devem ser enxaguadas ou lavadas antes de serem colocadas no recipiente apropriado.

Com 25 anos e licenciada em Línguas Estrangeiras. Sempre esteve atenta às questões ambientais e visando um estilo de vida eco-sustentável. No seu pequeno caminho tenta minimizar a pegada ambiental com escolhas responsáveis, respeitando a natureza que a cerca.