Anchor Deezer Spotify

Crisântemo amarelo: propriedades e usos da flor silvestre que parece uma margarida, mas é comestível

Crisântemo amarelo: propriedades e usos da flor silvestre que parece uma margarida, mas é comestível

À primeira vista, podem parecer simples margaridas, mas se as observar melhor e mais de perto, é imediatamente evidente o seu halo amarelo particular no interior das pétalas, o que lhes confere um encanto particular. Além disso, estas flores, ao contrário das margaridas, com as quais partilham a família botânica, também podem ser comidas. Estamos a falar dos crisântemos amarelos comestíveis, Glebionis coronaria , também chamados de Chrysanthemum coronarium , uma espécie selvagem de planta anual, particularmente difundida em climas mediterrâneos, que produz flores branco-amareladas em forma de disco muitas vezes confundidas com margaridas.

Originalmente da região mediterrânea, até hoje esta espécie de Asteraceae também é cultivada e naturalizada no leste da Ásia e em locais dispersos na América do Norte: cresce muito bem em climas amenos ou ligeiramente frios e floresce em clima quente. Além disso, para o cultivo, as sementes podem ser plantadas no início da primavera e também no outono.

História dos crisântemos amarelos

Esta planta tem sido usada desde tempos imemoriais na culinária, inclusive para fins medicinais, e ainda hoje é amplamente utilizada nos países do leste asiático.

Também é conhecido como Garland Chrysanthemum , pois os antigos romanos trançavam as flores em guirlandas e as usavam em volta da cabeça e do pescoço.

Plantas jovens e com menos de doze polegadas de altura foram usadas como vegetais. As folhas, por outro lado, eram utilizadas para o preparo de alimentos na panela, como condimento para sopas e como ingrediente de muitos outros pratos.

Na China as folhas e flores são utilizadas para preparar um chá com propriedades diuréticas e, consequentemente, eficaz em condições de retenção de líquidos e para o correto funcionamento dos rins e da bexiga.

Características dos crisântemos amarelos

O crisântemo amarelo é uma planta herbácea anual de sabor aromático distribuída na região do Mediterrâneo, Japão, China e Filipinas.

Tem um caule que pode chegar a 100 cm. É uma planta ramificada e oblonga com folhas aromáticas bipinadas e flores em forma de disco com inflorescências branco-amareladas e agrupadas em pequenos capítulos florais.

Como cultivar crisântemos amarelos comestíveis

©GreenMe

Esta é uma planta de crescimento anual, crescendo até 1,2 metros. Especificamente, é uma planta ornamental com flores amarelas e brancas, cujas sementes germinam em 18 dias.

Eles podem sobreviver facilmente a geadas severas e até temperaturas muito baixas.

As flores geralmente crescem nos meses de julho a setembro; estes têm um órgão masculino e um feminino e são polinizados por insetos, como besouros e abelhas.

Prefere solos úmidos e bem drenados, embora também possa crescer bem em muitos outros tipos de solo.

Usos e propriedades medicinais

Esta planta é comestível e tem muitas propriedades medicinais; por exemplo, as folhas são expectorantes, eficazes em caso de congestão nasal.

As flores e folhas também são úteis para tonificar o estômago, melhorando sua funcionalidade e apetite.

A planta é rica em minerais e vitaminas com concentração de potássio igual a 610 mg/100 g e caroteno igual a 3,4 g/100 g, nas porções comestíveis.

Além disso, contém vários antioxidantes nos tecidos do caule, folha e raiz, que têm potenciais benefícios a longo prazo, embora propriedades tóxicas também tenham sido observadas devido à presença de dioxina.

Demonstrou-se que os extratos de C. coronarium inibem o crescimento de Lactobacillus casei , uma bactéria intestinal humana benéfica.

Está amplamente disponível na China, onde é amplamente utilizado na culinária como ingrediente em refogados, ensopados e guisados.

As flores são usadas para fazer chás de ervas, como o famoso chá de crisântemo.

Esta planta contém ácido clorogênico que é benéfico para a perda de peso; além disso, as folhas são baixas em calorias e ricas em fibras, minerais, antioxidantes, vitaminas e outros nutrientes.

Especialmente as folhas são uma excelente fonte de potássio que fornece proteção contra pressão arterial, derrame, pedras nos rins, inchaço e outras doenças semelhantes.

Em muitos países orientais, o crisântemo comestível é utilizado como hortaliça, para ser consumido cru em saladas ou cozido.

É um vegetal moderadamente nutritivo que também contém cálcio, ferro e vitaminas B1, B2, B6 e beta-caroteno. É rico em ácido fólico e vitamina C.

Quanto aos usos medicinais , destacamos suas propriedades:

  • diuréticos
  • tônico
  • purificadores de sangue
  • anti-inflamatório
  • contra a retenção de água.

Na verdade, como a planta tem ação diurética, ela é usada no caso de cálculos urinários. O remédio é ferver vinte gramas de flores em três xícaras de água até que o volume seja reduzido a um quarto.

As pétalas das flores também são úteis como remédio para manchas e espinhas . Como? As pétalas são esmagadas e aplicadas topicamente.

No caso de pele oleosa, basta ferver algumas folhas e flores em água e usar como enxágue após lavar o rosto.

Além de ser comestível e usado como remédio, o crisântemo amarelo também é usado no cultivo orgânico da videira para enriquecer o solo com nutrientes e atrair insetos polinizadores; além disso, esta planta se cultivada no jardim é uma boa planta companheira, pois protege as plantas próximas do ataque de lagartas.

@GreenMe

Benefícios do chá de flor de crisântemo

@GreenMe

O chá da flor de crisântemo é um conhecido chá chinês usado para melhorar a visão, reduzir a ansiedade e tratar várias doenças.

Esta bebida é útil para eliminar o excesso de líquidos, mas também proporciona alívio em caso de inflamação da bexiga.

Este chá é feito com flores e folhas (1/4 xícara). Uma xícara de água fervente é adicionada às folhas e flores e deixada em repouso por 5 a 10 minutos. Em seguida, é filtrado e consumido.

É uma preparação capaz de atuar como antibiótico contra muitas bactérias.

Veja como fazer chá de flor de crisântemo.

Ingredientes:

  • flor de crisântemo 5-10 g
  • água 2 xícaras
  • mel ou açúcar a gosto.

Preparação:

  • pegue uma panela e coloque 2 xícaras de água nela
  • deixe ferver
  • adicione a flor de crisântemo seca à água fervente
  • cozinhe por 20 minutos
  • filtre, acrescente açúcar ou mel e beba quente.

Este chá tem os seguintes benefícios :

  • alivia dores de cabeça
  • tontura e dor nos olhos
  • tem um efeito refrescante no corpo
  • é um remédio para tosse, gripe, febre e dor de garganta
  • melhorar a constipação
  • é bom para o fígado
  • útil na redução da pressão arterial elevada
  • reduz o estresse.

Contra-indicações e efeitos colaterais

Embora tenha muitos benefícios, o crisântemo amarelo também apresenta vários efeitos colaterais .

Os crisântemos fazem parte da família Asteraceae , conhecida por causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Se você é alérgico a ambrósia, dente de leão, goldenrod, girassol ou margaridas, evite também o crisântemo.

Se você entrar em contato com esta planta e tiver asma, erupções cutâneas, eczema, febre do feno, inflamação dos seios nasais ou urticária, provavelmente é alérgico a ela.

Importante: evite a planta se estiver amamentando ou grávida.