Anchor Deezer Spotify

Corrente oceânica vital para Terra está morrendo? Entenda

Corrente oceânica vital para Terra está morrendo? Entenda

A Corrente Circumpolar Antártica, uma das mais poderosas do planeta, está enfraquecendo devido ao aquecimento global. Esse fenômeno pode desacelerá-la em até 20% até 2050, afetando o clima da Terra e intensificando os extremos climáticos.

Um estudo concluiu que nem a corrente oceânica mais forte do planeta está suportando o aquecimento global. A Corrente Circumpolar Antártica (CCA) conecta três oceanos e pode desacelerar em 20% até 2050, segundo as análises dos autores. Isso se o ritmo das emissões globais de gases do efeito estufa continuar desenfreado.

A CCA ajuda na regulação do clima da Terra e tem influência, por exemplo, sobre a absorção de calor e dióxido de carbono pelos oceanos.

Ela circula ao redor da Antártida em sentido horário, justamente onde tem muito gelo derretendo em consequência das mudanças climáticas. E esse é o motivo por trás do enfraquecimento da CCA.

Quanto mais gelo derrete, mais água doce e fria é liberada. E como essa água tem uma densidade diferente, ela afunda e se espalha em direção ao Equador. O que altera a “engrenagem” de movimentação de águas oceânicas.

Isso pode parecer uma coisa simples, mas, embora a corrente não esteja numa rota iminente de colapso, um dos autores afirma que o resultado da pesquisa é “muito alarmante”.

Uma atmosfera mais quente também está provocando a desaceleração de uma outra corrente oceânica – a Corrente do Golfo, que transporta calor entre os hemisférios. Se essas correntes entrarem em colapso, cientistas preveem um planeta mais quente e com mais extremos climáticos.