Anchor Deezer Spotify

COP 30: Evento Moldando um futuro sustentável: empresas francesas e brasileiras em ação acontece no dia 10 de novembro

COP 30: Evento Moldando um futuro sustentável: empresas francesas e brasileiras em ação acontece no dia 10 de novembro

Evento comemorativo dos 10 anos do Acordo de Paris destaca práticas franco-brasileiras do setor privado de cooperação tecnológica, científica e econômica para alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

As redes francesa e brasileira do Pacto Global em parceria com o Consulado Brasileiro e a Câmara de Comércio França-Brasil organizam no dia 10 de novembro o evento “Moldando um futuro sustentável: empresas francesas e brasileiras em ação” na BiblioMaison no Consulado da França. Link para se inscrever:  https://forms.office.com/e/y8GA1KQRwe

Face à objetivos mundiais, o setor privado tem como desafio considerar o contexto geopolítico, social e ambiental dos diferentes países onde suas atividades geram impacto. As perspectivas de Alexandre Laurent, Representante do serviço econômico regional do Brasil da Direção Geral do Tesouro, Gilliane Couerderoy, Vice-presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, e Florent Menegaux, Presidente do Pacto Global França e CEO do Grupo Michelin, abordarão como as companhias francesas adaptam suas estratégias sustentáveis aos diferentes contextos locais.

Soluções e boas práticas para transição energética, gestão de água, tratamento de resíduos e mobilidade verde serão apresentadas no painel De Paris ao Rio: como fazer negócios sustentáveis eficazes em um momento de (des)regulamentação (um olhar sobre a diretiva europeia CSRD sob a ótica brasileira). Empresas francesas com atuação no Brasil, como IPSOS, Swile, Vinci e EDF, impulsionam práticas que podem ser precursoras no país e impulsionadas para gerar novos métodos no setor que atuam. A CSRD, diretiva europeia, exige alto nível de transparência e de informação no que diz respeito aos relatórios de sustentabilidade e reforça a necessidade de uma estratégia clara e transversal das ações realizadas.

Além de propor metodologias e indicadores de performance adaptados ao contexto local para alinhar as políticas empresarias com o Acordo de Paris, o evento promoverá sinergias entre os principais grupos franceses e empresas locais (grandes, médias e pequenas empresas) e convida ao diálogo entidades intitucionais brasileiras e francesas (ministérios, autoridades locais, ONGs, etc).

Esse dia de conferência no Rio, organizado em um lugar emblemático como a Biblio Maison, representa para Nils Pedersen, diretor-executivo do Pacto Global Rede França a força e a capacidade de mobilização das redes do Pacto Global e dos seus parceiros de primeiro plano como a Embaixada da França e a Câmara de Comércio França-Brasil. “Há alguns dias da COP30 e dez anos após o Acordo de Paris, queremos reiterar o papel essencial do setor privado no fornecimento de soluções eficazes e ambiciosas para o combate às mudanças climáticas. Dado que a França e o Brasil representam as duas principais redes empresariais no âmbito do Pacto Global da ONU, buscamos fortalecer nossa colaboração e compartilhamento de conhecimento na COP30. Acreditamos firmemente que o desenvolvimento sustentável é um poderoso motor para a transformação dos modelos de negócios, tornando-os mais robustos e resilientes, colocando o planeta, o lucro e as pessoas (Pessoas/Planeta/Lucro) no centro da visão estratégica da empresa”.

As mesas-redondas e os debates do dia 10 de novembro contribuirão para as discussões em andamento em Belém, onde o Pacto Global e as empresas estarão plenamente engajados a traduzir os compromissos mundiais em soluções.

Caroline Ligório – Jornalista com especialização em energia, meio ambiente, sustentabilidade e ESG. Mestre em economia e gestão ambiental e desenvolvimento sustentável com atuação na França.