Anchor Deezer Spotify

Consumo consciente e reciclagem: o papel da sociedade na jornada da sustentabilidade

Consumo consciente e reciclagem: o papel da sociedade na jornada da sustentabilidade

Já imaginou como seria o mundo se cada indivíduo descartasse seus resíduos de maneira adequada?

Tudo bem, a gente reconhece que essa provocação já está meio batida, mas, vamos combinar que, o tempo passa e, a cada dia, ela vai ficando cada vez mais necessária. A cada ano, produzimos mais resíduos: são mais de 2 bilhões de toneladas gerados anualmente, com possibilidade de chegarmos a 3,4 bilhões de toneladas até 2050.

Diante desse cenário, e com a sociedade cada vez mais preocupada com questões ligadas à preservação do meio ambiente, o consumo consciente e o reconhecimento do papel de cada um de nós na separação e descarte adequado de resíduos são fundamentais para enfrentarmos os desafios nessa jornada sustentável.

Segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), divulgados em 2022, apenas 4% dos resíduos sólidos recicláveis são de fato reciclados no Brasil. Já um estudo encomendado à MaxiQuim pelo PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, promovido pela Braskem e Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), constatou que o índice de plásticos pós-consumo reciclados no país atingiu 23,4% em 2021. O levantamento mostra também que o volume de produção de plásticos de origem reciclada superou, pela primeira vez, a marca de 1 milhão de toneladas naquele ano, alta de 14,3% em relação à 2020.

Esses dados mostram que há oportunidades de aumentar o índice de reciclagem de resíduos em geral no Brasil. A indústria do plástico vem investindo cada vez mais em tecnologias e maneiras de reinserir os plásticos pós-consumo na cadeia produtiva. No entanto, cabe lembrar que essa iniciativa depende também da conscientização e engajamento do consumidor e, claro, do poder público em oferecer coleta seletiva regular e eficiente, além de estimular investimentos em plantas de separação de resíduos sólidos. Sem isso, não haverá solução para o problema.

Diante dessa realidade, além de desenvolver produtos inovadores e sustentáveis e investir em novas tecnologias, a indústria deve também contribuir para educar a população sobre consumo consciente e descarte adequado.

Coletividade pelo desenvolvimento sustentável como um todo.

E quando falamos em novas tecnologias, em reinserção de plástico na cadeia de consumo e em educação, falamos também do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis. A iniciativa, que trabalha nessas três frentes, é fruto de uma parceria da Braskem com a Dinâmica Ambiental, que coleta copos descartáveis tão amplamente utilizados em eventos corporativos e empresas e, em seguida, com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, os encaminha para a triagem e reciclagem.

Depois, seguidos os conceitos da economia circular, esses resíduos plásticos já reciclados são transformados em insumos de novos produtos, como tampas para cosméticos, utensílios domésticos, entre outros.
Além da reciclagem e reuso do plástico, o programa foca na educação e consciência ambiental, orientando e treinando colaboradores quanto aos procedimentos de logística para destinar corretamente os copos plásticos após utilização e outras boas práticas sustentáveis.

A reciclagem, sem dúvida, continua sendo um dos principais caminhos para o equilíbrio de um item que faz parte da vida moderna, com incontáveis contribuições à sociedade. É responsabilidade de todos mudar a forma como a sociedade lida com o plástico após o consumo. Se você também deseja fazer parte da solução para o descarte correto dos copos plásticos, acesse aqui, conheça mais sobre o programa. Compartilhe esta ideia e propague a consciência ambiental.