Anchor Deezer Spotify

Consegue ver? Lagarto descoberto no Laos é “mestre” em camuflagem

Consegue ver? Lagarto descoberto no Laos é “mestre” em camuflagem

A nova espécie tem padrões de escala preta e cinzenta e foi encontrada vivendo em um afloramento de calcário na província de Khammouan

Uma equipe internacional formada por biólogos, especialistas em manejo animal, geneticistas e administradores florestais identificou uma nova espécie de “lagarto dragão” no Laos. A descoberta foi descrita em um artigo publicado na revista Zoological Research no qual se destaca que as únicas duas amostras capturadas chamam a atenção por ter uma capacidade de camuflagem impressionante.

Encontrados vivendo nos pináculos de um afloramento de calcário, que fica no que é conhecido como paisagem cárstica, na província de Khammouan, o primeiro lagarto foi avistado por um fotógrafo da Universidade Nacional do Laos, que estava à procura de aves exóticas no final do ano passado. Já o segundo, acabou sendo visto por um guia que acompanhava os turistas em passeios de tirolesa. Ambos foram posteriormente capturados pela equipe de pesquisadores e extensivamente examinados.

Os pesquisadores observam que, a menos que se movam, é quase impossível identificá-los. Relataram que ambos os espécimes tinham aproximadamente 15 centímetros de comprimento, padrões de escala preta e cinzenta, que combinam com as rochas sobre as quais escalam, bases de cauda inchadas e únicas, além de olhos azuis/cinzas e pele áspera, o que também é uma vantagem para uma criatura que sobe em rochas ásperas e busca se camuflar nelas. O estudo inicial ainda aponta que estes lagartos sobrevivem de formigas.

Detalhes do Laodracon carsticola — Foto: Zoological Research
Detalhes do Laodracon carsticola — Foto: Zoological Research

Moradores da região conheciam a espécie, mas disseram que o lagarto era raro; ninguém o tinha visto em lugar nenhum, exceto no afloramento onde foi oficialmente observado. Os testes genéticos, por sua vez, mostraram que os lagartos pertenciam a um gênero inteiramente novo da subfamília Agamidae. Assim, a equipe o nomeou Laodracon carsticola e sugeriu o nome comum de dragão cársico Khammouan.

Os habitats cársticos são normalmente o lar de cavernas e colinas devido à dissolução da rocha pela água subterrânea , resultando na criação de lares para uma grande variedade de criaturas – tais habitats são conhecidos pela sua rica diversidade.