Anchor Deezer Spotify

Conheça projetos que visam minimizar estragos provocados pela ação do homem

Conheça projetos que visam minimizar estragos provocados pela ação do homem

Na África, ativista coordena um time que já devolveu 260 jovens elefantes que ficaram órfãos para a natureza e iniciativa constrói uma verdadeira muralha verde, plantando mais de 1 bilhão de árvores.

A atividade humana vem ameaçando hábitats imprescindíveis para a vida na Terra. De todos os continentes, a África é o lugar que mais tem sofrido com os efeitos desse desequilíbrio. Mas, no penúltimo episódio da série “Planeta Perfeito”, você vai conhecer exemplos inspiradores de quem luta para reverter o mal que a própria humanidade vem causando ao continente.

Uma iniciativa, por exemplo, visa proteger filhotes de elefantes órfãos no Quênia, onde centenas de animais da espécie morrem há alguns anos de sede, devido à falta de chuvas.

A ativista Angela Sheldrick coordena um time para resgatá-los e reabilitá-los, e os cuidadores oferecem todo o carinho e atenção que podem; passam, inclusive, a dormir com os bebês. 260 jovens elefantes já foram devolvidos à natureza pela fundação, fortes e saudáveis.

Outro projeto, bastante ambicioso, tem uma meta muito importante: minimizar os efeitos do aquecimento global. O plano é plantar mais de 1 bilhão de árvores resistentes à seca, como as acácias, e construir uma grande muralha verde que vai percorrer cerca de 8 mil quilômetros, atravessando o continente.

As acácias evitam a erosão do solo e suas raízes profundas abrem caminhos para uma rede que pode estocar água quando a chuva cair. As 12 milhões de árvores que já foram plantadas no Senegal revelam resultados transformadores: os poços d’água voltaram a encher e as plantações agora prosperam. Com apenas 15% da muralha, as comunidades locais já conseguem sustento e não precisam ir embora.

Fonte:  Fantástico