Conheça Bruce, o papagaio com o bico quebrado que inventou uma ferramenta

Conheça Bruce, o papagaio com o bico quebrado que inventou uma ferramenta

Comportamento de pássaro da Nova Zelândia parece ser único, dizem os pesquisadores

Muitos animais são conhecidos por usar ferramentas, mas um pássaro chamado Bruce pode ser um dos inventores mais engenhosos de todos: ele é um papagaio deficiente que projetou e usa seu próprio bico feito de pedra.

O papagaio, da espécie Kea, intencionalmente usa pedras, em vez de seu bico, para se “pentear”. Assim como um humano pode vasculhar a prateleira de uma loja em busca da escova de cabelo certa, Bruce procura bastante até encontrar a pedra do tamanho perfeito para desalojar os ácaros e a sujeira escondidos em sua plumagem. Quando encontra o artefato correto, ele segura a pedra entre a língua e o bico inferior e penteia sua plumagem com a ponta da ferramenta.

“Observamos esse comportamento muitas vezes. Ele deixa cair a pedra, ele vai e a pega. Ele quer aquela pedra. Se ele não está em busca de se pentear, ele não pega uma pedra para mais nada”, afirma Amalia Bastos, uma das autoras do relatório e estudante de doutorado na Escola de Psicologia da universidade de Auckland.

Segundo os pesquisadores, o que Bruce faz é excepcional porque é a primeira evidência do uso de artefatos por um Kea para o propósito de autocuidado.

O estudo sobre Bruce, que mora na Reserva de Vida Selvagem Willowbank, em Christchurch, foi publicado na revista Scientific Reports. O que torna o uso da ferramenta de Bruce mais impressionante, segundo Amalia Bastos, é que ele não tinha outro pássaro para ensiná-lo, descobriu tudo sozinho.

Bruce foi encontrado em 2013, quando ele ainda era bem novo, com a metade superior de seu bico faltando. Os pesquisadores não sabem como ele sofreu o ferimento, mas acredita-se que seja o resultado de um acidente com uma armadilha de pragas. Ele foi levado para o hospital de vida selvagem da Ilha do Sul, onde recebeu cuidados de saúde antes de se estabelecer em sua casa atual.