Confira alimentos que ajudam a aumentar o colesterol bom

O colesterol pode ser encontrado em alimentos de origem animal, como a gema do ovo, fígado ou carne de boi, por exemplo. É um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o bom funcionamento das células, desde que os valores estejam adequados. Isso porque quando o nível de colesterol está alterado, pode representar risco para a saúde.
Alguns alimentos como o abacate e o salmão ajudam a aumentar os níveis do chamado colesterol bom, o HDL. Por outro lado o fígado de boi, por exemplo, favorece o aumento do colesterol ruim, o LDL, e pode trazer consequências para a saúde.
Alimentos que aumentam o colesterol bom
Os ingredientes que ajudam a aumentar o colesterol bom são ricos das gorduras boas, que são monoinsaturadas e poliinsaturadas. Alguns exemplos são:
- Abacate;
- Azeite de oliva, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de canola, óleo de amendoim;
- Amendoim, amêndoas, castanha, linhaça, semente de girassol, gergelim;
- Salmão, atum, sardinha;
- Alho, cebola;
- Soja;
- Manteiga de amendoim.
O consumo desses produtos dentro de uma alimentação equilibrada e rica em fibras, juntamente com a prática de atividades físicas de forma regular, além de promover a melhora dos níveis de colesterol, também ajuda na perda de peso.
Alimentos que aumentam o colesterol ruim
Alimentos que aumentam o HDL devem ser evitados, principalmente por pessoas com problemas cardiovasculares, porque são ricos em gorduras saturadas. Alguns exemplos são:
- Peixe frito, carnes à milanesa, batata frita;
- Salsicha, salaminho, bacon, banha de porco;
- Chocolate, bebidas achocolatadas, biscoitos e tortas industrializadas;
- Leite integral, leite condensado, queijos amarelos, creme de leite, sorvete e pudim.