Anchor Deezer Spotify

Confira 4 hábitos alimentares a serem evitados após os 50 anos

Confira 4 hábitos alimentares a serem evitados após os 50 anos

A alimentação saudável é essencial, especialmente nessa faixa etária. Veja práticas que devem ser evitadas para retardar o envelhecimento

Completar 50 anos de idade pode trazer algumas mudanças no corpo, como enfraquecimento dos músculos e o aparecimento das temidas rugas. No entanto, com um estilo de vida equilibrado, é possível retardar o envelhecimento por meio da alimentação — cultivar hábitos saudáveis é essencial para que os anos passem de forma mais tranquila.

De acordo com o nutricionista Bruno Redondo, uma dieta saudável nessa faixa etária deve ser vista como um remédio, tendo o poder de prevenir inúmeras comorbidades, a exemplo de doenças no coração. Além disso, seguir um cardápio equilibrado aumenta a imunidade e fortalece os músculos.

“Uma alimentação pobre em nutrientes diminui a expectativa de vida da pessoa. Isso acontece porque hábitos alimentares ruins estão associados ao surgimento de diversas doenças, como obesidade e hipertensão. Uma boa dica para não sair do plano é preparar as comidas com antecedência — a rotina evita que o indivíduo consuma alimentos pouco nutritivos”, explica o especialista.

Para ajudar no dia a dia, o nutricionista montou uma lista de hábitos alimentares que devem ser evitados depois dos 5o anos. Confira:

Hábitos alimentares a serem evitados depois dos 50

1. Consumo de ultraprocessados

Segundo Bruno, os alimentos ultraprocessados têm muitas calorias desnecessárias, gerando um desbalanço energético, principalmente quando consumidos em excesso. Esse tipo de comida também tem pouca proteína, essencial para a faixa etária, e é rico em gordura.