Confira 3 receitas para aumentar o consumo de mamão na dieta

Confira 3 receitas para aumentar o consumo de mamão na dieta

Fruta é um antioxidante poderoso, além de contribuir para trânsito intestinal, sensação de saciedade e funcionamento do sistema imunológico

O mamão é uma das frutas favoritas dos brasileiros e a prática é, quase sempre, consumi-lo de manhã durante a primeira refeição do dia. Entretanto, Renata Guirau, nutricionista da rede de hortifrútis Oba, sugere que o consumo da fruta também seja feito em outros momentos por conta dos vários benefícios que ele propicia à saúde.

Os principais mamões disponíveis no Brasil são o formosa e o papaia. Apesar do teor nutricional possuir uma variação muito pequena, há diferenças que podem facilitar a escolha dos consumidores. O formosa é maior do que o papaia, o que possibilita que a fruta seja consumida aos poucos, desde que conservada corretamente para manter a sua preservação.

De modo geral, o mamão é rico em antioxidantes, que combatem o excesso de radicais livres. “O mamão tem ação antioxidante por conta da presença de vitaminas e minerais e, ainda, ajuda na saciedade, pelo teor de fibras. Vale destacar que a fruta possui efeito laxativo, o que para muitas pessoas é essencial para o trânsito intestinal”, complementa a nutricionista da rede Oba.

Além disso, há também uma forte propriedade digestiva, devido à presença da bromelina, substância funcional que serve como uma enzima para a digestão de proteínas. Renata informa ainda que o mamão possui uma boa quantidade de beta caroteno, um antioxidante que atua na imunidade e na proteção da pele e da visão.

“Podemos acrescentar aos benefícios da fruta que o mamão é fonte de vitamina C, responsável por atuar na imunidade e tem função na cicatrização e produção natural de colágeno. Possui vitaminas do complexo B, que atuam em todo o nosso metabolismo energético e também protegem o nosso sistema nervoso central”, destaca.

Para quem ainda avalia que o alimento só pode ser incluído no café da manhã, Renata ressalta: não existe diferença no consumo de acordo com o horário do dia. Portanto, o mamão pode acompanhar o café da manhã ou ser preparado como sobremesa nas refeições principais.

Confira 3 receitas sugeridas pela nutricionista para aumentar o consumo de mamão:

Docinho de mamão com coco
Ingredientes:
1 mamão papaia picado;
1 pacote de coco ralado (100g);
1 barra de chocolate ao leite (100g) ou 1 barra de chocolate sem açúcar para que a receita fique mais funcional.

Modo de preparo: Leve o mamão e o coco ralado para uma panela, em fogo baixo, e cozinhe até formar ponto de enrolar. Faça bolinhas e enrole no chocolate ao leite, previamente derretido em banho-maria. Acomode em uma forma com papel manteiga e leve para a geladeira por 15 minutos antes de servir.

Mousse de mamão com laranja
Ingredientes:
1 xícara de mamão picado;
Suco de 2 laranjas;
1 xícara de iogurte natural;
1 envelope de gelatina sem sabor.

Modo de preparo: Faça a gelatina conforme instruções da embalagem. Logo após, bata todos os ingredientes no liquidificador. Distribua em taças e leve à geladeira por, pelo menos, duas horas antes de servir.

Suco de mamão com semente de abóbora
Ingredientes:
1 xícara de mamão em cubos;
1 colher de sopa de semente de abóbora;
1 xícara de suco de laranja gelado;
2 cardamomos amassados na hora.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida, gelado

Fonte:  Metrópoles