Como limpar manchas de espelhos: confira dicas e truques práticos

Descubra como manter o item sempre impecável com sugestões simples e eficazes
Além da função como elemento decorativo, os espelhos são capazes de ampliar os ambientes. Muito usados no dia a dia, o surgimento de manchas e sujeiras é comum com o passar do tempo, o que afeta a sua durabilidade e capacidade de reflexão.
Porém, manter o artigo limpo pode ser um desafio e tanto. Se você já tentou de tudo e ainda não conseguiu resolver o problema, aqui estão algumas dicas e truques para restaurar o brilho do seu espelho:
Como limpar o espelho e remover as manchas
Marcas de dedos, respingos de água, acúmulo de poeira e gordura e o uso de produtos inadequados são algumas das principais origens das manchas nos espelhos, comprometendo a estética e durabilidade do material.
Segundo Tiago Haka, criador de conteúdos sobre limpeza, as principais causas das manchas envolvem poeira e gordura. O profissional recomenda evitar os produtos abrasivos e optar pelos macios, além de itens próprios para cada tipo de mancha.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_a0b7e59562ef42049f4e191fe476fe7d/internal_photos/bs/2025/E/w/4fj2ftSrWxcEbm9S7rWw/como-limpar-manchas-espelhos.jpg)
Comece tirando a poeira da superfície com o auxílio de um espanador ou pano seco. Na hora da limpeza, faça movimentos circulares, não use muita força ao esfregar e seque o espelho imediatamente.
Conforme a personal organizer e especialista em treinamento de limpeza, Juçara Monaco: “Para evitar marcas e riscos, o segredo está na escolha do pano e na técnica de limpeza. Tecidos de algodão ou papel-toalha podem soltar fiapos ou criar micro-abrasões. Prefira sempre um pano de microfibra, fazendo movimentos suaves e circulares ou de cima para baixo, garantindo uma limpeza uniforme sem deixar manchas”.
Quais produtos evitar?
Esponjas ou palhas de aço, por exemplo, não são indicadas para essa tarefa. Por serem rígidos, esses itens arranham e mancham o espelho. Devido à alta sensibilidade, alguns produtos abrasivos também são proibidos durante a higienização, como o cloro, a amônia e a água sanitária. Eles podem danificar a superfície e até causar ainda mais manchas.
“A única mancha que não sai são as permanentes. Já as que estão na superfície somem com produtos próprios: se for gordura, use detergente; tintas a óleo, solvente próprio para tinta, etc.”, complementa o criador de conteúdo.
Receitas caseiras
A mistura de detergente neutro com água pode auxiliar nas manchas mais difíceis. A solução de água com vinagre branco também é eficaz e não deixa resíduos, bem como o uso de limpadores multiuso específicos para vidros. Caso a sujeira seja persistente, você pode deixar a solução agir por alguns minutos antes de limpar.
Em caso de manchas difíceis, a profissional dá uma dica: “A mistura de álcool isopropílico e água (em proporção 1:1) pode ser eficaz. Borrife-a sobre um pano de microfibra e aplique diretamente na mancha, evitando o excesso de líquido nas bordas do espelho”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_a0b7e59562ef42049f4e191fe476fe7d/internal_photos/bs/2025/m/x/wgggssRIq5nKYbCIaVow/como-limpar-manchas-nos-espelhos.jpg)
Dicas extras
Tiago comenta que um dos erros mais comuns na hora de higienizar é a abundância de água, que penetra na película do espelho e cria manchas. “Para evitar, passe apenas um pano macio com limpa-vidros. Se estiver muito sujo, esfregue com detergente na esponja macia ou no pano mesmo, depois puxe com um rodo, retirando o excesso e passe um pano seco e limpo”, orienta.
Se mesmo após a limpeza o espelho continuar com manchas aparentes, é possível que o problema esteja na camada reflexiva desgastada, geralmente causada por umidade excessiva ou o uso inadequado de produtos ao longo do tempo. Nesses casos, não há solução capaz de restaurar o brilho original, sendo necessário a substituição da peça.
“Embora o espelho seja feito de vidro, sua camada reflexiva o torna mais sensível do que vidros comuns. Por isso, ao contrário de vidros convencionais, que podem ser limpos com diversos produtos, os espelhos exigem soluções mais delicadas e o cuidado de evitar o acúmulo de líquidos nas bordas”, finaliza a especialista.