Como fazer um bom café? Veja as dicas que podem melhorar preparo da bebida

Confira a receita tradicional e também dicas importantes para deixar seu cafezinho de todo dia mais gostoso
O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo (atrás dos EUA), segundo dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). E não é preciso ir muito longe para entender o porquê. Cada brasileiro consome, em média, 5,1 kg de café torrado por ano, o que resulta aí em uns 500 cafezinhos por cidadão – pelo menos uma xícara por dia.
Esse sucesso existe não apenas porque o Brasil é o maior produtor de café do mundo (concentrando 38% do total plantado no planeta), mas também porque a bebida vai bem em qualquer momento. Seja no desjejum, depois do almoço ou no lanche da tarde, o café é sempre uma boa pedida.
Mas como fazer um bom café? Bem, a receita tradicional não tem muito segredo, mas algumas dicas podem ajudar os iniciantes a fazerem o melhor com o que têm em casa. A seguir, nós damos o passo a passo para fazer um café de respeito.
Como fazer café — a receita tradicional
- Coloque a água para ferver. Para cada xícara de café que você deseja fazer, use 100 mL de água. Como referência, um copo de plástico comum (do tipo maior, que você encontra em bebedouros) possui 200 mL.
- Coloque o filtro descartável de papel dentro do suporte adequado. O suporte deve ser colocado na boca de uma jarra ou bule.
- Sobre o filtro, coloque o pó de café. A proporção indicada pelos especialistas é de 10 g de pó (uma colher de sopa) para cada 100 mL de água, ou seja, para cada xícara.
- O ideal é retirar a água do fogo antes de ferver (quando proce) ou logo após a fervura. Despeje a água sobre o pó em movimentos circulares, o suficiente para umedecer todo o pó. Deixe coar naturalmente, sem mexer.
- Se desejar açúcar ou adoçante na bebida, coloque-o individualmente em cada xícara após servir.
Dicas para deixar o café mais gostoso
- Escolha bem a água. Para fazer um café de qualidade, a água precisa ter um pH neutro, entre 6,5 e 7,0. Essa informação está presente na sua conta de água. Então, não deixe de conferir. A água também precisa sempre estar filtrada. Se for usar água mineral, preste atenção ao rótulo: a composição química calculada não deve ultrapassar o valor de 90mg/L.
- Armazene o café na própria embalagem. Ela é feita para proteger a substância da luz e da umidade, que podem causar alterações no aroma e no sabor. Por isso, também é importante guardar o café em lugares secos, limpos e fora do alcance da luz solar.
- Evite garrafas térmicas. Esta pode ser uma dica polêmica, já que, no Brasil, temos o costume de fazer café em grandes quantidades para tomar mais tarde. O problema da garrafa térmica é que ela faz pressão sobre a bebida, o que inicia um processo de fermentação. O café fermentado pode causar azia e dor de estômago.
- Hidrate o café. Na hora de coar, comece despejando água suficiente para apenas cobrir o pó de café no filtro e deixe agir por 30 a 40 segundos. Só depois disso coloque o resto da água. Essa hidratação, também chamada de pré-infusão, faz com que a bebida fique mais encorpada.
- Na coagem, não deixe o café ficar pingando no final. Isso acentua seu sabor amargo.
Dúvidas comuns na hora de fazer café
- Posso usar filtro de pano?
Até pode, mas é preciso higienizar o coador a cada uso. Além disso, não dá para usar sempre: o coador de pano deve ser trocado após, no máximo, um mês e meio.
- Qual café comprar: tradicional, forte ou extraforte?
O tradicional é o mais suave. O forte é o extraforte são mais amargos e possuem menos nutrientes. Existe uma polêmica sobre os cafés extrafortes utilizarem grãos defeituosos e, por isso precisarem da torra mais intensa. No final, vale o gosto de cada um.
- Como adoçar o café sem usar açúcar?
Você pode colocar raspas de limão na bebida (elas diminuem o amargor do café) e também adicionar mel.