Com cerâmica e impressão 3D, artista abriga a biodiversidade

Obras inspiradas no habitat natural de insetos e pequenos animais foram especialmente projetadas para várias espécies de hóspedes
Combinando tecnologia e ecologia, o artista Raphaël Emine usa uma impressora 3D para criar obras de cerâmica que abrigam insetos e pequenos animais selvagens. A inspiração vem das formas que a própria natureza apresenta, oferecendo para as mais diferentes espécies uma hospedagem muito similar ao seu habitat original.
As esculturas, realizadas em parceria com empresa de impressão 3D WASP, ganharam o nome autoexplicativo de Utopias Entomológicas (Les Utopies Entomologiques) e nasceram para apoiar a conservação da biodiversidade em paisagens urbanas e naturais, usando o design como aliado.

As esculturas de Emine incorporam padrões estruturais encontrados em células de favo de mel, teias de minhoca e aranha, fractais de plantas e formações minerais geodésicas. Essas inspirações se manifestam nos detalhes das peças de cerâmica, desde as entradas grandes e acolhedoras até os elementos decorativos e esféricos que compõem a parte externa.
No interior, ao contrário de outras estruturas com a mesma finalidade, as criações de Emine apresentam uma variedade de galerias, túneis, corredores e varandas, oferecendo aos insetos e pequenos animais selvagens um espaço seguro e dinâmico.

Assim como aconteceria com as estruturas naturais, as esculturas impressas em 3D foram projetadas para espaços ao ar livre e podem abrigar múltiplos ciclos de atividade de insetos e vida selvagem, até mesmo acomodando espécies que passam por processos de metamorfose e mudanças sazonais.
A qualidade porosa e a textura da argila aumentam a adequação das peças como abrigos naturais, permitindo que se misturem perfeitamente aos ecossistemas.

Além de sua função ecológica, as esculturas de Emine exploram a estética barroca e biomórfica, com foco em uma estética orgânica que se camufla em ambientes naturais. Suas formas fluidas e intrincadas lembram elementos da arquitetura utópica, transformando-as em entidades artísticas e funcionais.
As das obras de Emine já foram instaladas com sucesso, em 2023 (Utopies Entomologiques I) e em 2024 (Utopies Entomologiques II). Instaladas no palmeiral do Parc Maison Blanche, em Marselha, na França, as peças de cerâmica foram projetadas para serem independentes ou suspensos em árvores, permitindo diversas interações entre as esculturas e seu ambiente.

Ao longo do tempo, essas peças atraíram uma variedade de insetos e pequenos animais selvagens, validando sua eficácia como habitats alternativos.
As duas obras também se mostraram resistentes e comprovaram a boa adaptação da tecnologia de impressão 3D da WASP para projetos similares.