Anchor Deezer Spotify

Cientistas descobrem planta japonesa que imita cheiro de formigas feridas para enganar polinizadores

Cientistas descobrem planta japonesa que imita cheiro de formigas feridas para enganar polinizadores

Pesquisadores identificam a primeira espécie vegetal capaz de reproduzir o odor de alarme de formigas atacadas para atrair polinizadores e garantir sua reprodução

Muitas espécies da natureza desenvolvem truques engenhosos na busca pela sobrevivência. Cientistas no Japão identificaram uma planta que atrai moscas polinizadoras imitando o cheiro que formigas liberam quando são atacadas por predadores.

“Esta é a primeira evidência de mimetismo de formigas em plantas”, disse Ko Mochizuki, botânico da Universidade de Tóquio, citado pelo The Guardian. “Sem esse aroma específico, a planta não seria capaz de alcançar sucesso reprodutivo.”

A descoberta envolve a Vincetoxicum nakaianum, uma espécie nativa do Japão. O primeiro indício de suas táticas enganosas surgiu quando Mochizuki avistou moscas-das-frutas se reunindo ao redor das flores da planta no viveiro do Jardim Botânico Koishikawa, em Tóquio.

Essas moscas se movem de planta em planta em busca de formigas feridas e carcaças deixadas para trás após o ataque das aranhas. E, neste processo, elas ajudam na polinização.

Intrigado sobre o que atraiu as moscas, Mochizuki analisou produtos químicos liberados pela Vincetoxicum nakaianum e encontrou um coquetel de compostos voláteis, incluindo nonano, undecano e outras substâncias conhecidas como 8Ac, 10Ac e 6-MMS. Ele também verificou os feromônios liberados por formigas quando foram atacadas por uma aranha saltadora.

“Quando atacadas, as formigas liberam feromônios de alarme para alertar suas companheiras de ninho sobre o perigo”, explicou o pesquisador.

Embora se saiba que alguns insetos imitam os feromônios das formigas para acessar formigueiros e se alimentar de suas larvas, a Vincetoxicum nakaianum -e a primeira planta conhecida a realizar um feito semelhante. “O odor de formigas feridas emitido pelas suas flores tem um efeito impressionante na atração de polinizadores”, completou Mochizuki.