Anchor Deezer Spotify

Cientistas descobrem fungo roxo raro que se alimenta de aranha na Mata Atlântica

Cientistas descobrem fungo roxo raro que se alimenta de aranha na Mata Atlântica

As vítimas do fungo, famoso na série “The Last of Us”, são as aranhas-de-alçapão, aranhas tropicais peludas de até 4 cm de comprimento que se aninham no subsolo do bioma

Um grupo de cientistas encontrou uma espécie rara de fungo com apetite particular: aranhas. O achado aconteceu na Mata Atlântica, durante pesquisa de campo nas florestas do norte do Rio de Janeiro, em novembro passado.

Os biólogos encontraram o fungo parasitando uma aranha que havia entrado dentro da toca. Para isso, o fungo infecta o aracnídeo e se apodera dele como um hospedeiro, envolvendo-o por inteiro.

As vítimas são as aranhas-de-alçapão, aranhas tropicais peludas de até 4 cm de comprimento que se aninham no subsolo do bioma. Aida é necessária uma descrição científica formal antes de se confirmar de que se trata de uma nova espécie.

Aranha de Alçapão  — Foto: WikimediaCommons

Aranha de Alçapão — Foto: WikimediaCommons

“É uma coisa muito bonita”, disse ao The Guardian, JoãoAraújo, micologista brasileiro que atua no Jardim Botânico de Nova York, responsável pela descoberta. O fungo pertence ao gênero Cordyceps, famoso no jogo e série “The Last of Us”. Não há evidência, porém, de que o fungo “controle” o comportamento do hospedeiro antes de matá-lo, com fazem os famosos fungos das formigas zumbis.

Cordyceps roxos são raríssimos. “Este tipo de fungo foi coletado poucas vezes no mundo, principalmente na Tailândia. Esta provavelmente será a primeira vez que sequenciaremos uma espécie como esta no Brasil.”

A expedição ao Brasil foi fruto de uma colaboração entre o Royal Botanic Gardens, Kew, o New York Botanical Garden, o Jardim Botânico do Rio, e mostra o quanto ainda desconhecemos sobre a nossa biodiversidade e o quão importante é preservar a Mata Atlântica. O bioma que já cobriu 15% do Brasil hoje tem apenas 20% da área original, lembra o The Guardian.