Cientistas descobrem borboleta que “bebe” lagartas vivas

Cientistas descobrem borboleta que “bebe” lagartas vivas

Borboletas Milkweed, da Indonésia, complementam suas dietas com “sucos de larvas”, em comportamento que nunca havia sido observado antes

As borboletas adultas geralmente se alimentam do néctar das flores, embora algumas, como os imperadores roxos machos, também apreciem os minerais encontrados em poças lamacentas e nos excrementos de animais. Mas as borboletas Milkweed, em North Sulawesi, Indonésia, surpreenderam os cientistas recentemente, pois foram vistas se alimentando de lagartas.

Os pesquisadores flagraram as borboletas macho aparentemente “arranhando” as larvas com os seus probóscide, aquela parte do aparelho bucal das borboletas que se assemelha a uma tromba, e sugando o conteúdo de dentro das larvas.

Os cientistas investigam se o comportamento anormal é motivado pela necessidade de produzir feromônios para atrair as fêmeas, para chegar a compostos químicos defensivos que impedem a predação. “As larvas da lagarta contorciam seus corpos rapidamente no que parecia ser uma tentativa fútil de impedir os arranhões”, disse Yi-Kai Tea, da Universidade de Sydney, ao The Guardian.

Em sua página em uma rede social, Yi-Kai Tea afirma que “cleptofarmacofagia” (que significa roubar compostos químicos para consumo) é um neologismo que propusemos para descrever com mais precisão o fenômeno bizarro que algumas espécies de borboletas exibem. Usando suas afiadas garras tarsais, eles arranharam e feriram lagartas e ainda borboletas adultas de outras espécies. Nessas figuras você pode ver claramente essas borboletas desfrutando de sua refeição bastante grotesca de lagartas vivas e mortas”

Os pesquisadores ficaram desconcertados com a descoberta e afirmam que o mais estranho de tudo é que as borboletas milkweed estão se alimentando de lagartas semelhantes aos seus próprios filhotes, já que as larvas observadas são da mesma subfamília das milkweed.