Anchor Deezer Spotify

Cientistas australianos descobrem a maior planta do mundo, com 250 km² e 4,5 mil anos

Cientistas australianos descobrem a maior planta do mundo, com 250 km² e 4,5 mil anos

Erva marinha da espécie ‘Posidonia australis’ foi localizada nas águas rasas e ensolaradas da Área de Patrimônio Mundial de Shark Bay; área ocupada equivale a 25 mil campos de futebol

Pesquisadores australianos anunciaram nesta quarta-feira a descoberta da maior planta do mundo. A erva marinha da espécie “Posidonia australis” foi localizada nas águas rasas e ensolaradas da Área de Patrimônio Mundial de Shark Bay, na Austrália, e ocupa uma área de 220 quilômetros quadrados, equivalente a 25 mil campos de futebol.

Além do tamanho, a planta chama a atenção pela resiliência. De acordo com o estudo, publicado na revista New Scientist, a erva marinha encontrada na Austrália tem pelo menos 4,5 mil anos. A estimativa de idade foi feita a partir da taxa de crescimento anual da espécie.

As águas rasas e salgadas de Shark Bay — Foto: Ângela Rossen/Universidade da Austrália Ocidental

As águas rasas e salgadas de Shark Bay — Foto: Ângela Rossen/Universidade da Austrália Ocidental

Os cientistas fizeram a descoberta a partir de 18 mil amostras da planta coletadas em dez locais diferentes nas duas enseadas de Shark Bay. Após as análises, os pesquisadores descobriram que nove amostras eram geneticamente idênticas.

A semelhança indicava que elas pertenciam à mesma planta maciça, que deve ter começado a crescer em uma enseada, expandido e depois se espalhado para dentro da outra enseada.

— É o maior exemplo conhecido de clone em qualquer ambiente da Terra — disse Elizabeth Sinclair, da Universidade da Austrália Ocidental, uma das coautoras da pesquisa.

O recorde anterior era de outra erva marinha, a “Posidonia oceanica”, que se estende por 15 quilômetros no Mar Mediterrâneo.