Anchor Deezer Spotify

Ciência comprova os efeitos do nascer e do pôr do sol sobre a mente e a saúde humana

Ciência comprova os efeitos do nascer e do pôr do sol sobre a mente e a saúde humana

Quem já admirou a beleza estonteante do nascer ou do pôr do sol sabe o quanto assistir a esses espetáculos naturais faz bem para nosso humor e até mesmo nossa saúde: a ciência, porém, acabou de comprovar os benefícios dessa infalível sensação positiva que tais cenas nos provocam. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, contou com 2.500 participantes para medir os efeitos de imagens da alvorada pela manhã e do crepúsculo ao fim da tarde sobre a mente humana e, assim, sobre nosso temperamento, nossas emoções e nosso bem-estar.

As imagens do nascer e do pôr do sol foram todas escolhidas como mais bonitas e prazerosas

As imagens do nascer e do pôr do sol foram todas escolhidas como mais bonitas e agradáveis

Conduzida pelos cientistas Alexander Smalley e Mathew White, o estudo foi publicado na revista científica Journal of Environmental Psychology, e tem um nome, em tradução livre, tão extenso quanto a beleza do ir e vir do Sol: “Além do pensamento do céu azul: padrões diurnos e fenômenos meteorológicos efêmeros impactam avaliações de beleza, admiração e valor em paisagens urbanas e naturais”.

Para determinar o impacto, os participantes foram submetidos a imagens controladas do nascer e do pôr do sol, registradas tanto em ambiente rural quanto em contextos urbanos.

Exemplo de imagem utilizada como estimulo para realização do experimento

Exemplo de imagem utilizada como estimulo para realização do experimento

De acordo com o resultado do levantamento, toda imagem que mostrava elementos do crepúsculo era considerada mais bonita do que fotos de outros momentos do dia. As análises confirmaram que os eventos disparam sentimentos difíceis de serem provocados, como de admiração das pessoas, e são capazes de melhorar o humor, as emoções positivas e mesmo o comportamento social dos indivíduos, como sentimentalidades capazes de melhorar o bem-estar de quem olha o nascer e o pôr do sol de modo geral.

Outras imagens utilizadas na pesquisa, divididas entre ambientes urbanos e ambientes naturais

Outras imagens utilizadas na pesquisa, divididas entre ambientes urbanos e ambientes naturais

“Nossa pesquisa indica que acordar um pouco mais cedo para o nascer do sol ou marcar uma caminhada para ver o pôr do sol pode valer a pena o esforço. O fator ‘uau’ associado a esses encontros pode ser pequeno, mas traz solavancos significativos em sentimentos de beleza e admiração, o que poderia, por sua vez, ter impactos positivos para o bem-estar mental”, explica Smalley. Fenômenos naturais mais incomuns, como tempestades, céus brilhantes e estrelados e arco-íris também provocaram melhorias na avaliação dos participantes.

Casal admirando o pôr do sol no Rio de Janeiro visto do alto

Casal admirando o pôr do sol em Niterói (RJ)

© fotos 1, 4: Getty Images

© fotos 2, 3: Journal of Environmental Psychology