Anchor Deezer Spotify

Candidata a Patrimônio Natural da Humanidade, Lençóis Maranhenses contam com proteção de 700 famílias

Candidata a Patrimônio Natural da Humanidade, Lençóis Maranhenses contam com proteção de 700 famílias

Os Lençóis Maranhenses contam com 700 famílias que protegem a região. O local paradisíaco está em vias de receber uma visita da comissão da Unesco para avaliar a possibilidade do local ser reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade.

“Hoje em dia são cerca de 700 famílias que moram no entorno do parque. Através delas a gente observa que os Lençóis Maranhense não são um deserto, e sim uma diversidade de vidas em harmonia, a relação do homem com a natureza. Então conquistar o título de Patrimônio Natural da Humanidade é fortalecer a nível mundial a conservação desse lugar. O bem estar dessas comunidades e o desenvolvimento de um turismo sustentável”, explica a turismóloga e pesquisadora na região, Michelle Santos.

Esses moradores são sertanejos que habitaram a região por causa da fartura de água e comida e hoje vivem em harmonia com a natureza, conscientes do papel de preservação e manutenção da cultura local.

“São famílias que vivem historicamente na região e o modo de viver das comunidades, fazem delas protetoras do meio ambiente e da natureza. Elas são as pessoas que preservam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Elas vivem das práticas da pesca artesanal, da criação de animais, como galinha, bode. Do modo de fazer farinha, de forma rudimentar, do artesanato da fibra do buriti e também do turismo”, destaca Michelle.

Os Lençóis Maranhenses são o maior campo de dunas da América do Sul. O parque é uma unidade de conservação federal, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – o ICMBio, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.