Campanha sobre desperdício de alimentos do WFP chama atenção para Cúpula de Sistemas Alimentares

Campanha sobre desperdício de alimentos do WFP chama atenção para Cúpula de Sistemas Alimentares
  • A cada ano, a quantidade de alimentos desperdiçados equivale a uma perda financeira de cerca de 1 trilhão de dólares, e causa a emissão de mais de 3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa.
  • A campanha #ZeraroDesperdício, do WFP, é lançada durante a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU e chama atenção para esse problema global.
  • Chefs de cozinha e influenciadores de todo o mundo já começaram a apoiar a campanha, que vai prosseguir até ao Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e Desperdício Alimentar, em 29 de setembro, e culminará no Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro.
  • Os dados são chocantes: produzimos hoje no mundo comida suficiente para alimentar 7 bilhões de pessoas, mas 811 milhões ainda passam fome todos os dias.

Na mesma semana da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, o Programa Mundial de Alimentos (WFP) lançou a campanha anual #ZeraroDesperdício, que visa reduzir o desperdício de alimentos, uma vez que a prática foi identificada pelo WFP como uma das cinco principais prioridades para erradicar a fome e consolidar um sistema alimentar resiliente.

Os dados são chocantes: produzimos hoje no mundo comida suficiente para alimentar 7 bilhões de pessoas, mas 811 milhões ainda passam fome todos os dias. Além disso, a cada ano, a quantidade de alimentos perdidos ou desperdiçados equivale a uma perda financeira de cerca de 1 trilhão de dólares, e causa a emissão de mais de 3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa.

Para disseminar essas informações e convidar o público a pressionar as autoridades, o WFP desenvolveu uma campanha apoiada por influenciadores globais e locais para convidar as pessoas a repensarem seus hábitos. Um site com informações importantes sobre a campanha e dicas está disponível em vários idiomas. Chefs de cozinha e influenciadores de todo o mundo também já começaram a apoiar a campanha, que vai prosseguir até ao Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e Desperdício Alimentar, no dia 29 de setembro, e culminar no Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro.

Sobre a Cúpula – A histórica Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU aconteceu na última quinta-feira, 23 de setembro, com a participação de mais de 80 chefes de estado e de governo, incluindo o Brasil, que apresentaram compromissos para desenvolver estratégias nacionais para sistemas alimentares mais inclusivos, resilientes e sustentáveis. A Cúpula, que ocorreu durante a semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU, foi resultado de um processo que durou 18 meses em que 148 países promoveram diálogos nacionais com atores-chave em todas as etapas do sistema alimentar. Saiba mais sobre os resultados aqui.

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade