Anchor Deezer Spotify

Campanha em escolas mostra força da educação na reciclagem de eletrônicos

Campanha em escolas mostra força da educação na reciclagem de eletrônicos

Ação promovida pela Vivo em parceria com a Fundação Telefônica Vivo mobilizou 23 escolas públicas e três instituições sociais em 12 cidades brasileiras

Estudantes e comunidades de 12 cidades brasileiras ajudaram a recolher 29 toneladas de lixo eletrônico, o equivalente ao peso de 30 carros populares. A mobilização foi parte de uma campanha de conscientização ambiental promovida pela Vivo, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo. Realizada em 23 escolas públicas e três instituições sociais, a ação transformou a coleta de celulares, computadores e pequenos eletrodomésticos em uma experiência de educação ambiental e mobilização social, ampliando o debate sobre o destino correto dos resíduos tecnológicos.

O Brasil está entre os países que mais consomem tecnologia no mundo, mas recicla apenas 3% do lixo eletrônico que produz, segundo dados do setor. Para enfrentar esse desafio, a campanha promoveu competições de arrecadação de celulares, tablets, laptops, pequenos eletrodomésticos e TVs. As turmas que mais coletaram resíduos foram premiadas.

“Tão importante quanto o volume coletado é a conscientização que promovemos sobre o tema. A pauta ambiental e a social estão amplamente conectadas, e os jovens são o caminho para impulsionar nossa sociedade rumo a um futuro mais sustentável”, afirmou Joanes Ribas, diretora de Sustentabilidade da Vivo.

Além de recolher eletrônicos, a campanha reforçou o papel da educação como motor da transformação social.

“Ver, pelo segundo ano consecutivo, tantas escolas mobilizadas na ação mostra que quando unimos propósito e prática, a transformação acontece também fora da sala de aula”, destacou Lia Glaz, presidente da Fundação Telefônica Vivo.

O Vivo Recicle existe desde 2006 e já destinou 5,3 milhões de itens e 187 toneladas de resíduos à reciclagem. O material coletado é tratado pela Ambipar, que transforma componentes em matéria-prima para novos produtos, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais.

Para ampliar o engajamento, a Vivo lançou uma campanha nacional convidando consumidores a descartarem eletrônicos em 1,8 mil lojas da marca, com o mote “Recicle seu lixo eletrônico na Vivo”, que tem o DJ Alok como embaixador da causa.

Mais do que números, a iniciativa mostra que educação e mobilização social podem acelerar a mudança de hábitos e o consumo mais sustentável.