Cacatuas selvagens usam ferramentas como “talheres” na Indonésia

Cacatuas selvagens usam ferramentas como “talheres” na Indonésia

Cacatuas de Goffin, das ilhas Tanimbar da Indonésia, criaram ferramentas usando galhos de árvores para comer sementes

Pesquisadores da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, na Áustria, observaram cacatuas selvagens usando três tipos de ferramentas como “talheres” para extrair sementes de frutas tropicais.

Os pesquisadores fizeram a descoberta enquanto estudavam as cacatuas de Goffin, nas Ilhas Tanimbar, um arquipélago remoto na Indonésia. Mark O’Hara, que co-liderou o estudo, disse ao The Guardian que as cacatuas mostraram um alto nível de destreza na fabricação e no uso dos talheres.

A equipe forneceu a um bando de cacatuas diferentes frutas tropicais que as aves já tinham sido observadas comendo na natureza. “Ficamos maravilhados quando, de repente, um deles começou a usar ferramentas”, disse O’Hara.

Depois de observar o comportamento dos pássaros várias vezes e coletar alguns dos talheres usados, a equipe conseguiu classificar as ferramentas em três tipos: galhos grossos e resistentes eram usados para abrir uma fruta e permitir o acesso à sua porção interna; ferramentas finas para perfurar a camada ao redor da semente como uma faca; e ferramentas de tamanho médio para colher o material interno da semente.

Para esculpir e aperfeiçoar as ferramentas, os pássaros usavam os bicos. Agora, a equipe planeja investigar o quão prevalente é o comportamento entre as cacatuas das Ilhas Tanimbar e como ele pode ter se espalhado socialmente por outros grupos de pássaros.

O aprendizado social está presente em outras espécies de cacatuas, como as cacatuas com crista de enxofre em Sydney, que aprenderam umas com as outras como abrir latas de lixo em busca de comida.