Anchor Deezer Spotify

Beija-flor-abelha: conheça a menor ave do mundo, nativa de Cuba

Beija-flor-abelha: conheça a menor ave do mundo, nativa de Cuba

Nativa de Cuba, o pássaro mede entre 5 e 6 centímetros

O beija-flor-abelha (Mellisuga helenae), conhecido como a menor ave do mundo, é nativo de Cuba e mede entre 5 e 6 centímetros, com peso variando de 1,6 a 2,5 gramas. Os cubanos chamam a espécie de ‘zunzuncito’, uma onomatopeia derivada do zumbido produzido por suas asas.

Bernabé Hernández, um camponês de Pálpite, no sudoeste de Cuba, transformou seu jardim em um refúgio para o beija-flor-abelha. “Não nos cansamos. Há sempre algo novo para descobrir”, diz Hernández, enquanto observa as aves em seu pequeno bebedouro.

O zunzuncito é fascinado pelo néctar das flores vermelhas do ponasi (Hamelia patens). Quando Hernández plantou esse arbusto, não imaginava que atrairia tantos beija-flores. “Quando vi um ‘zunzuncito’ pela primeira vez, pensei que fosse um inseto”, relembra.

No jardim de Hernández, também se encontra a esmeralda Ricord (Riccordia ricordii), uma espécie um pouco maior de beija-flor. O casal Hernández, com a ajuda dos guias do Parque Natural Ciénaga de Zapata, aprendeu a preparar a mistura correta de água e açúcar para os bebedouros e a mantê-los limpos para evitar fungos.

A Mellisuga helenae é classificada como “quase ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), com uma população estimada entre 22.000 e 66.000 indivíduos em Cuba. Hernández compartilha a alegria de ter esses visitantes minúsculos em seu jardim: “É uma alegria saber que temos a menor ave do mundo”.