Anchor Deezer Spotify

Banana-nanica pode sumir do mapa por culpa de um fungo

Banana-nanica pode sumir do mapa por culpa de um fungo

A banana-nanica, ou banana d’água, está prestes a entrar em extinção. Por conta disso, alguns cientistas estão modificando geneticamente a fruta para ser mais resistente a doenças. No entanto, uma das soluções apresentadas é que os agricultores reformulem completamente a produção dessa fruta.

A espécie, que lá fora é conhecida como banana Cavendish, domina o mercado global por ser resistente a algumas das principais doenças que matam a banana e por ter uma longa vida útil. Além disso, os agricultores normalmente conseguem cultivar mais bananas-nanicas do que outras variedades na mesma quantidade de terra.

A infecção que ameaça essa espécie de extinção é chamada de mal-do-Panamá, causada pelo fungo Fusarium oxysporum. Essa doença começa nas raízes da bananeira e depois se espalha, desativando a capacidade da planta de absorver água ou realizar a fotossíntese. Eventualmente, a árvore morre como resultado.

O que está acontecendo com as bananas-nanicas já aconteceu antes com outra espécie popular de banana chamada Gros Michel, considerada pelos especialistas como a principal banana de exportação na primeira metade do século passado.

O antecessor desse fungo começou a infectar bananas em 1876. Na década de 1950, tinha dizimado completamente a espécie Gros Michel, forçando os produtores de banana em todo o mundo a procurar uma alternativa.

Extinção da banana-nanica

Em 1997, os cientistas detectaram uma nova cepa dessa doença fúngica na Austrália. Mas foi a partir de 2015 que a condição se espalhou pela Índia e pela China, alcançou a África e recentemente chegou à América do Sul.

Com isso, cientistas tentam salvar a banana-nanica da extinção. Atuamente, ma equipe norte-americana desenvolve uma espécie geneticamente modificada chamada QCAV-4 , que promete ser altamente resistente ao fungo.

Banana-nanica pode entrar em extinção (Imagem: Subvertivo _lab/Unsplash)
Banana-nanica pode entrar em extinção (Imagem: Subvertivo _lab/Unsplash)

Mas parte dos especialistas não acredita que a banana-nanica terá o mesmo destino que Gros Michel, e ressalta que como a doença avança lentamente, ainda há pelo menos uma década antes que o impacto seja drástico.

Espécies de banana ainda desconhecidas

Em 2022, um estudo publicado na revista Frontiers in Plant Science levantou evidências de 3 espécies ainda não descritas de bananas ou subespécies escondidas por entre as variedades que consumimos. Segundo o material, variedades diferentes de banana podem ter duas, três ou quatro cópias de cada cromossomo, o que torna difícil entender a história evolutiva da fruta.

Na ocasião, os cientistas usaram sequenciamento genético para identificar os genes de 226 extratos de folha de bananeira diferentes e então montar uma árvore genealógica dos ancestrais das bananas, comparando subespécies selvagens e domesticadas.