Anchor Deezer Spotify

As árvores sofrem cada vez mais: é o que está acontecendo com as florestas devido à seca (e não só)

As árvores sofrem cada vez mais: é o que está acontecendo com as florestas devido à seca (e não só)

Secas, tempestades violentas e temperaturas acima da média estão infligindo severos golpes à vegetação de todo o planeta. Em várias partes do mundo, a cobertura florestal parece estar extremamente prejudicada.

Para denunciar (novamente) as condições difíceis em nossos pulmões verdes está o ForNaLab da Universidade de Ghent, um projeto de pesquisa que visa estudar a natureza e quantificar o impacto das mudanças climáticas repentinas em árvores e arbustos.

Mas de que efeitos estamos falando? Como explicam os estudiosos, períodos prolongados de seca afetam significativamente o processo de fotossíntese da clorofila, retardando assim o crescimento das árvores. E a confirmação vem dos anéis anuais, os círculos dos troncos que permitem determinar a idade, mas também a saúde da árvore individual.

Nas florestas da Flandres Oriental, onde os pesquisadores do ForNaLab se concentram, os anéis observados eram muito estreitos. Esta é uma indicação de um período muito quente que as árvores passaram.

Análises de colegas internacionais mostram que 2015-2020 é o período mais seco dos últimos 2.100 anos. Sua pesquisa é baseada no crescimento das árvores e na composição química da madeira, entre outras coisas, disse o estudioso Lander Baeten.

Há também muitas árvores que estão perdendo todas as suas folhas. Por mais que isso possa parecer parte do ciclo de vida natural da árvore, na realidade não é quando comparado à mudança do nosso clima. Menos folhas significa menos sombra e, portanto, mais calor.

Entre as espécies mais afetadas, de longe, está o abeto , uma conífera muito difundida na Europa, mas muito frágil. A vulnerabilidade dos ecossistemas florestais não exclui nem mesmo as árvores mais longevas, cuja resiliência está despencando.

A intenção dos pesquisadores é, portanto, promover a restauração ecológica. Para isso, especialistas estudam a fundo as chamadas “florestas mistas”. Três locais com um total de 100.000 árvores plantadas em 2010 estão atualmente em observação.

Com nossa pesquisa ecológica buscamos entender como funcionam os ecossistemas, com um foco muito especial na floresta. Ao mesmo tempo, buscamos soluções baseadas na natureza, como florestas mistas que possam gerenciar o impacto das mudanças climáticas, comentou o professor universitário Kris Verheyen.