Anchor Deezer Spotify

Árvores da cidade estão sendo revestidas com bolsões de água para protegê-las do calor e da seca

Árvores da cidade estão sendo revestidas com bolsões de água para protegê-las do calor e da seca

O grande calor e a seca não terminaram e já duram meses em toda a Europa: então a cidade de Salzburgo (Áustria) decidiu proteger as árvores mais jovens, fornecendo bolsões de água para manter suas raízes úmidas.

As altas temperaturas, principalmente se acima da média dos locais onde são registradas, podem causar problemas para o ser humano e para todo o ambiente ao seu redor. Nas cidades, o problema é ainda mais grave, pois a urbanização modifica negativamente a relação entre edifícios e espaços verdes

Esta condição favorece temperaturas muito mais elevadas do que a paisagem circundante. E isso, por sua vez, torna a vegetação urbana particularmente vulnerável ao estresse climático do verão , especialmente fora dos parques.

As bolsas de água que em breve serão trabalhadas em benefício das árvores mais jovens da cidade devem manter as raízes úmidas por mais tempo, garantindo que não sofram danos por excesso de calor.

Essa manobra consiste especificamente em sacos de terra enrolados em torno do tronco de árvores jovens que as autoridades regarão, o que permitirá que as árvores se alimentem da umidade fresca por muito mais tempo do que seria possível se o solo fosse regado diretamente.

De acordo com o comunicado de imprensa da autarquia, as árvores poderiam alimentar-se de água durante cerca de um dia, o que também permite poupar nos custos de irrigação.

Além disso, a bolsa deve ajudar a proteger o porta-malas de ferimentos, vandalismo e danos mecânicos. Por último, mas não menos importante , o fato de a maior parte da umidade não se depositar assim no tronco, deve proteger a árvore do apodrecimento induzido pelo excesso de água.

Cada árvore da cidade tem um efeito positivo no clima da cidade e no bem-estar das pessoas e melhora a qualidade de vida – comenta Barbara Unterkofler , vice-prefeita de Salzburgo e responsável pelos espaços verdes da cidade – Para mim, é particularmente importante que as plantações de árvores são sustentáveis.

Por outro lado, os cientistas há muito argumentam que as árvores devem ser consideradas infraestruturas de saúde pública e receber financiamento dedicado para isso.

Portanto, uma solução de longo prazo ainda mais eficaz é sempre plantar novas.
Nascida e criada em São Paulo, é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e Master em Programação Neurolinguística. Trabalha como redatora publicitária, redatora de conteúdo e tradutora de inglês e espanhol. Apaixonada por animais e viagens, morou no Canadá e no Uruguai, e não dispensa uma oportunidade de conhecer novos lugares e culturas.