NASA perde contato com sonda que explora Marte
A NASA perdeu o contato com a sonda Opportunity em Marte. O anúncio foi feito pela própria agência espacial norte-americana após engenheiros da missão tentarem contatar o robô sem sucesso.
Na virada de maio para junho, Marte passou por uma grande tempestade de areia que cobriu 35 milhões de quilômetros quadrados de sua superfície, o equivalente a um quarto do planeta. Ao prever o fenômeno, a NASA deixou a Opportunity em modo de economia de energia para que ela pausasse as explorações científicas e focasse em se manter a salvo.

Estima-se que a Opportunity então tenha entrado em modo de falha, “uma condição em que todos os subsistemas, com exceção do relógio da missão, são desligados”. “O relógio de missão da sonda é programado para acordar o computador para que possa checar seus níveis de energia”, explicou a agência no comunicado.
Se esse computador decidir que a Opportunity não conseguirá se recarregar, vai colocá-la “para dormir”. A tempestade continua, logo é possível que a sonda fique vários dias sem conseguir encontrar luz o suficiente para carregar as baterias.
“No momento estamos em modo de espera. Todos os dias estamos ouvindo possíveis sinais da sonda e nos preparando para respondê-los”, disse o diretor do projeto Opportunity, John Callas, em coletiva de imprensa sobre a situação. De acordo com ele, ainda há esperança: “É possível que escapemos dessa tempestade. Quando os céus clarearem e o robô volta a se ligar, ele deve ter condições de se comunicar conosco.”